Liga Amazonense do Trauma participará de simulação durante o ‘Maio Amarelo’

4
A simulação será realizada, a partir das 9h do dia 27 de maio, na avenida Torquato Tapajós, no cruzamento com a avenida Raimundo Parente- foto: Valdo Leão

A Liga Amazonense do Trauma (LAT), em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizarão um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito. A simulação será realizada, a partir das 9h do dia 27 de maio, na avenida Torquato Tapajós, no cruzamento com a avenida Raimundo Parente.

A simulação será composta por uma colisão envolvendo 40 vítimas entre um microônibus, um carro e uma moto. A simulação reunirá vítimas em diferentes níveis de gravidade e prioridade no atendimento pré-hospitalar e 40 sombras que serão avaliadores dos atendimentos prestados. Todas as atividades serão realizadas em parceria com as seguintes instituições confirmadas até agora: Detran, Projeto ALFA-Manaus e Liga de Ortopedia e Traumatologia do Amazonas-LOT.

A LAT é composta por acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Nilton Lins, coordenada pelo professor Flavio Jun Yokoyama e pelo Reitor da UEA, Cleinaldo Costa. A ação faz parte do Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas em alusão ao `Maio Amarelo´, mês escolhido como promoção para a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

Um dos objetivos do evento é treinar e capacitar profissionais envolvidos no atendimento Pré-hospitalar por meio de simulações realísticas de acidentes de transito com a presença de algumas vítimas potencialmente fatais, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar em situações que envolvam múltiplas vítimas.

MAIO AMARELO

O ‘Maio Amarelo’ é uma ação promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com empresas, órgãos públicos e entidades de classe, como o Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma. Durante todo mês de maio, o Detran-AM vai realizar ações educativas para chamar atenção da população amazonense sobre importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A campanha Maio Amarelo se estenderá até o dia 31 de maio, com ações na capital e nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, e Manacapuru, também da Região Metropolitana, além de Parintins, na região do Baixo Amazonas.

Com informações da assessoria