Literatus realiza ação sobre os cuidados com a coluna, no Centro de Manaus

Foto: Divulgação

Lombalgia, escoliose e bico de papagaio estão entre os principais problemas de coluna que afetam principalmente adultos e podem estar relacionadas ao trabalho, má postura e sedentarismo. Para orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o desenvolvimento de doenças e dores nas costas, o Centro de Ensino Literatus realiza nesta quarta-feira (14), a partir das 8h, uma ação educativa na Praça da Matriz, localizada no Centro de Manaus.

Vinte alunos do curso Técnico em Radiologia vão participar da atividade, que inclui distribuição de panfletos e orientações de saúde. “É possível prevenir doenças da coluna vertebral ao praticar exercícios físicos regularmente, sob orientação profissional, e ao adotar a boa postura sentado, deitado ou em movimento. Além disso, evitar levantar pesos de forma incorreta também são importantes para manter a saúde da coluna”, informou Joyce Ladislau, docente responsável pela iniciativa.

Quando a dor nas costas é constante, deve-se procurar um médico ortopedista, que irá avaliar o paciente e solicitar exames, como raios-x ou ressonância magnética, que podem ajudar no diagnóstico e decidir o tratamento mais adequado.

Agosto Dourado

Na última semana, o Centro de Ensino Literatus levou 40 alunos do curso Técnico em Enfermagem para a Policlínica Codajás, no bairro Petrópolis, para participar de uma ação educativa em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação.

Gestantes do Programa de Pré – Natal de Alto Risco do Estado receberam informações sobre a importância do leite materno como primeiro alimento da vida e essencial ao desenvolvimento da criança, uma vez que ele é capaz de reduzir em 13% o número de mortalidade infantil dentro dos cinco primeiros anos de vida da criança.

*Com informações da assessoria