Cidades

Livro aborda experiências nos cuidados com pacientes que sofreram AVC

Outro ponto que ele destaca é que na avaliação funcional foi observado que alguns sequelados do AVC requerem cuidados específicos e complexos- foto: Érico Xavier/Fapeam
Redação
Postado por Redação

As experiências dos cuidados domiciliares de pesssoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o tema central de um livro, cuja publicação teve apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), como parte do Programa de Apoio à Publicações Científicas (Biblos), que apoia a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas.

A obra “Enfermagem e Família: Experiências do Cuidado com Sequelados pelos AVC” conta a história de cinco famílias que convivem, dentro de casa, com ente familiar acometido pela doença.

O AVC, popularmente conhecido como derrame, é a doença que mais mata os brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo. Aproximadamente 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às sequelas e, 50% ficam dependentes de outras pessoas,segundo dados da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

Lançado em 2015, durante o 18⁰ Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) e no 67⁰ Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), o livro é fruto da dissertação de mestrado do pesquisador Zilmar Augusto de Souza Filho. A obra, que é dividida em seis capítulos, tem como foco a enfermagem e a família com a qual é realizada a avaliação estrutural, do desenvolvimento e funcional, a partir do Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF).

Cuidados específicos

Outro ponto que ele destaca é que na avaliação funcional foi observado que alguns sequelados do AVC requerem cuidados específicos e complexos. Entretanto, muitas vezes, os procedimentos eram realizados em casa, quando na verdade deveria ter um acompanhamento de uma equipe multiprofissional de saúde.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário