Cultura Destaques

Livro em homenagem ao professor Ozório Fonseca será lançado na UEA

Ozório José Menezes Fonseca faleceu no dia 9 de dezembro de 2015.
Redação
Postado por Redação

O livro ‘Pensando na Amazônia’, em homenagem ao professor Ozório José Menezes Fonseca da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será lançado nesta quinta-feira (20), às 16h30. A obra será lançada no Programa de Mestrado em Direito Ambiental da UEA, localizado na Rua Ajuricaba, Nº. 687, bairro Cachoeirinha, travessa da Avenida Castelo Branco, em frente ao Buffet Paulo Marinho.

A obra é coordenada pelos professores Guilherme Henrich Benek Vieira e Ana Paula Castelo Branco Costa e surgiu da ideia de prestar homenagem a Ozório Fonseca, falecido em 2015, professor da disciplina ‘Pensando a Amazônia’, do curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA. “Trata-se de uma obra coletiva com 27 autores, entre professores, amigos e ex-alunos do prof. dr. Ozório Fonseca”, informou um dos coordenadores Guilherme Henrich Benek.

Benek explicou que do surgimento da ideia, em dezembro de 2015, até a publicação, março de 2017, foram 15 meses. “A apresentação da obra, seu prefácio e a colaboração dos coautores levou seis meses, o tempo restante foi de organização e preparação para publicação. O conhecimento do prof. Ozório e seu amor pela Amazônia, suas histórias sobre o interior amazônico e o “Principado de Itacoatiara” fizeram de suas aulas um verdadeiro mergulhar sobre a realidade daquilo que estudamos e nem sempre conhecemos”, explicou.

O livro será comercializado no valor de R$ 40,00 e poderá ser adquirido na hora do evento. Benek destacou que os organizadores estão verificando parcerias com as livrarias da cidade para a comercialização pós-evento.

Sobre Ozório Fonseca

Ozório José Menezes Fonseca dedicou sua vida ao magistério e à pesquisa. Foi professor da UEA por mais de dez anos. Ministrou aulas para alunos dos cursos de Gestão Pública e Direito para o Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental. Graduou-se em História Natural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969). Fez mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1990).

Adquiriu vasta experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, limnologia e recursos hídricos. Foi diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Ozório José Menezes Fonseca faleceu no dia 9 de dezembro de 2015.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário