Lugares mais calmos para ir em Portugal

Fonte: Pexels

Depois de meses em quarentena e intermináveis lockdowns, regras e máscaras, você precisa de férias. Mas você não está interessado em visitar uma cidade barulhenta e insone, cheia de multidões, carros e outros turistas. Você está procurando lugares mais calmos para visitar, apenas para relaxar e viver em paz entre paisagens maravilhosas e sob um sol aconchegante. Se essa parece a maneira perfeita de relaxar após meses de incertezas, então temos a lista perfeita para você, alguns dos nossos destinos favoritos, mais calmos e fora dos caminhos mais visitados em Portugal. De vilas de pescadores a parques nacionais e uma ilha vulcânica, escolha o seu preferido.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971 e é o único parque nacional de Portugal. Bonito e sereno, o parque é uma preservação incrível do que a natureza ibérica tem de melhor. O parque é conhecido por sua forma peculiar, que lembra uma espécie de anfiteatro gigante, e contém uma infinidade de vida selvagem, de cavalos selvagens a javalis e até lobos. As aldeias dentro do parque, muitas vezes construídas com granito abundante, permaneceram intocadas por centenas de anos, mantendo sua arquitetura e tradições centenárias com poucas mudanças.

O parque é um lugar fascinante para se perder entre a natureza e uma cultura intocada,
mas talvez algo mais costeiro seja mais do seu gosto como por exemplo uma pequena vila de pescadores chamada Nazaré localizada na costa atlântica. Aqui, você pode explorar alguns dos melhores frutos do mar da Europa, tratando seu paladar com uma nova pescaria fresca todos os dias da semana, enquanto faz caminhadas tranquilas pelas praias e respira a brisa do mar. Por que não ficar perto da Costa Nova e acordar todas as manhãs com as charmosas casas de pescadores pintadas com cores coloridas. Se vier em setembro, não deixe de assistir às Celebrações em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, tradição que remonta a mais de 150 anos com centenas de embarcações participantes, um verdadeiro espetáculo.

Foto de Jo Kassis no Pexels

Odeceixe é uma pequena aldeia situada no Algarve, inserida no maravilhoso Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Uma pequena e sonolenta aldeia ladeada por falésias que caem sobre belas praias, talvez não haja melhor lugar no mundo para se perder em paz e relaxamento. Passe os dias na Praia de Odeceixe, a ouvir o bater das ondas, a afundar-se nas areias fofas e a admirar as imponentes falésias, e à noite a explorar os caminhos sinuosos que conduzem a tabernas escondidas ou cafés de charme. Para algo tranquilo e histórico, Alcácer do Sal pode ser o destino certo para si. Casa da Cripta Arqueológica do Castelo que possui peças datadas do século VII aC e inúmeras estruturas construídas pelos romanos. É uma janela incrivelmente bem preservada para a rica história de Portugal.

Finalmente, para quem gosta de ilhas, está a Ilha de São Miguel, em Portugal. Esta ilha é a maior dos Açores, apelidada de “Ilha Verde”, possui uma natureza incrível e uma história fascinante. Visite a Lagoa das Sete Cidades para ver um dos mais belos lagos do mundo, meio azul e meio verde, pois reflete o azul do céu e o verde dos seus arredores, proporcionando uma vista verdadeiramente única.