Maio Amarelo chama atenção para prevenção de acidentes no trânsito

22
A programação inclui ações de educação nas ruas, escolas, empresas públicas e privadas- foto: Alex Pazuello

“Seja um herói no trânsito. Obedeça às leis”, foi a convocação feita pela Prefeitura de Manaus no lançamento da programação municipal do “Maio Amarelo”, realizado na manhã desta terça-feira (7), no Parque do Idoso, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O movimento que visa à redução de acidentes e mortes no trânsito terá várias atividades, durante todo o mês, coordenadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A programação inclui ações de educação nas ruas, escolas, empresas públicas e privadas. O trabalho será direcionado para públicos como motociclistas, ciclistas, pedestres, motoristas e para a sociedade em geral.

“Nossa meta diária é promover o trânsito seguro na cidade de Manaus, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto. As estatísticas indicam que estamos no caminho certo para reduzir acidentes. De 1º de janeiro até o dia 6 de maio de 2019, por exemplo, há uma redução de 13,33% nos casos de vítimas fatais no trânsito de Manaus, em relação ao mesmo período do ano passado”, informou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Na ocasião do lançamento, o Manaustrans realizou a emissão da credencial que garante o estacionamento em vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos. Foram emitidas 125 credenciais para os frequentadores do Parque do Idoso. “É uma oportunidade para garantir nossos direitos, porque tem muito motorista que não respeita essas vagas. Agora, estou documentada para exigir o meu espaço”, comemorou a aposentada Marília Almeida, ao obter a credencial.

Movimento

O “Maio Amarelo” é um movimento global criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para iniciativas que reduzam os índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Neste ano, o tema nacional do Maio Amarelo é “No Trânsito, dê sentido à vida”.

Programação

QUARTA-FEIRA – 8/5

– Projeto “Condutor Consciente” para mototaxista

– Projeto “Transversalizando o Trânsito” para crianças da creche Zezé Pio de Souza, no bairro da Redenção

– Ação de educação em segurança em uma loja de motocicletas na avenida Autaz Mirim, Jorge Teixeira

QUINTA-FEIRA – 9/5

– Exposição de projetos educativos e atividades lúdicas do trânsito no Centro de Convenções Vasco Vasques, em parceria com o Detran-AM

SEXTA-FEIRA – 10/5

– Projeto “Condutor Consciente” para motoristas de uma empresa do Distrito Industrial