Cidades Destaques

Maiores Prontos-Socorros do Estado terão novos equipamentos

As unidades de urgência e emergência da rede estadual na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas- foto: Valdo Leão
Redação
Postado por Redação

As três maiores unidades de saúde do Estado, os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo receberão investimentos para a aquisição de novos equipamentos e a reforma de aparelhos através do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Autorizados pelo governador David Almeida, os projetos devem recuperar equipamentos inativos, melhorar a capacidade de internações, cirurgias e as condições de atendimento aos usuários.

Pelo menos R$ 500 mil serão aplicados nas três unidades de saúde pelo FPS. Os repasses foram definidos após reunião dos diretores da unidade com a presidente de honra do FPS, Socorro Siqueira.

No 28 de Agosto, a programação inclui a recuperação de mais de 150 equipamentos que estão paralisados precisando de manutenção. O hospital, que atende mais de 33 mil pessoas por mês, em seus 50 leitos de UTI e nos seus 380 leitos de enfermaria, para as nove especialidades médicas que prestam assistência na urgência e emergência. Com o apoio do FPS, serão reativados cinco leitos de UTI e duas salas do centro cirúrgico a partir da revitalização, segundo o diretor Paulo Mendonça.

Referência em neurologia, cirurgia neurológica e politraumatismo, o Hospital e Pronto-Socorro Dr João Lúcio, na zona leste de Manaus, vai renovar leitos hospitalares. A unidade atende cerca de 800 pessoas por dia e possui 210 leitos e outros 26 leitos de UTI.

Também na Zona leste, o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo vai renovar leitos hospitalares e adquirir poltronas, carros de emergência, compressores para ar-condicionado e diversos aparelhos para a ala infantil da unidade. A unidade é referência em trauma ortopédico (adulto e infantil) baixa e média complexidade e atende cerca de mil pessoas por dia. Possui 184 leitos, 11 leitos de UTI adulto e cinco leitos de UTI infantil.

Segundo a diretora Adelaide Marques, com os novos leitos será possível implantar uma nova ala de internação. “Vamos otimizar e dar qualidade de vida aos pacientes. No momento em que os leitos entrarem, teremos uma nova ala de internação, com qualidade”, disse.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário