Mais de 14 mil candidatos são contemplados pelo Bolsa Universidade; 2ª chamada acontecerá em janeiro

Foto: Altemar Alcântara /Semcom

Os candidatos inscritos nos processos seletivos 2021 dos programas Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas já podem conferir o resultado da primeira chamada no portal  Bolsa Manaus. A entrega das bolsas será realizada ainda neste mês. Já a divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 6 de janeiro.

O resultado foi anunciado na manhã desta quinta-feira (12), durante coletiva realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, zona Oeste da capital.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Neto, é uma satisfação ver este projeto crescer durante sua gestão de oito anos no pleito.

“Antes tínhamos apenas o Bolsa Universidade. O Bolsa Idiomas é criação nossa, e o Pós-graduação também. Isso me surpreende é o fato de eu imaginar pelo tempo que nós estamos aqui. Completamos muitos estudantes de baixa renda durante oito anos na frente da Prefeitura de Manaus. A Educação é o maior passaporte para os bons empregos, bons salários, gerando um efeito econômico positivo em cadeia”, declarou Arthur Neto.

Das 38.208 vagas do Bolsa Universidade, apenas 14.087 candidatos foram classificados. Em relação ao Bolsa Pós-graduação que ofertou 14.284 vagas em 178 áreas de conhecimento, foram preenchidas 2.862 vagas. Já sobre o Bolsa Idiomas que ofertou 28.557 vagas, apenas 6.249 foram aproveitadas.

Segundo o prefeito, além do critério rigoroso utilizado pelo sistema de seleção, outro fator que pode ter influenciado são as incertezas econômicas dos cidadãos, tendo em vista que muitas vagas também eram parciais de 50% e 75%.

Os candidatos aprovados deverão atentar-se para o recebimento das bolsas. As bolsas da Pós-graduação serão entregues do dia 24 a 26 de novembro. Os candidatos do Bolsa Universidade receberão do dia 30 de novembro ao dia 3 de dezembro. Já os contemplados pelo Bolsa Idiomas receberão do dia 9 ao dia 11 de dezembro.

Arthur Neto também informou que os candidatos que não foram contemplados, poderão acessar o site e escolher outra opção de curso, durante a segunda chamada que está prevista para ser realizada no dia 6 de janeiro. Porém, caberá a nova gestão aderir este calendário.

Os programas municipais de socioinclusão, coordenados pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), oferecem bolsas integrais e parciais de 50% e 75% em cursos de graduação, especialização e língua estrangeira.

Por Portal Manaus Alerta