Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pelos Serviços de Apoio Psicológico da SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já atendeu, de janeiro a abril, 3.373 pessoas pelo Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) e Serviço de Apoio Psicológico à População (SAPP), que tem o objetivo de oferecer apoio emocional aos profissionais da saúde (ativos e afastados) e à população em geral.

Os serviços são nas modalidades de escuta emergencial e plantão psicológico. Ao todo 16 profissionais da psicologia atuam no atendimento, que é gratuito, emergencial e sigiloso.

De acordo com o gerente de saúde mental do Departamento de Atenção Básica (Dabe) da SES-AM, Paulo José, a Resolução Nº11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, regulamenta e autoriza o serviço prestado on-line, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), por profissionais devidamente registrados no Conselho.

“O contato com o usuário do serviço pode ser realizado através de SMS ou WhatsApp (mensagem assíncrona). Os psicólogos realizam os atendimentos por meio de contato telefônico e/ou videochamada, e podem ser feitos até três atendimentos com duração de até 30 minutos”, explicou o gerente.

Segundo Paulo José, por ser um atendimento sigiloso, não é gravado ou tem seu conteúdo compartilhado, bem como não gera documentos. “Dependendo da avaliação feita pelo profissional, ele pode fazer todos os encaminhamentos necessários para que o usuário tenha um atendimento mais aprofundado”, disse.

Para acessar o atendimento, os usuários devem acessar o link ou pelo telefone (92) 992581056 para pessoas com dificuldades no manuseio de tecnologias ou sem acesso à internet. Para profissionais de saúde, serão necessários os documentos de matrícula e telefone, já a população deve apresentar o cartão SUS ou RG e telefone. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana (incluindo feriados), de 07h às 20h.