Mais de 700 servidores da segurança pública já se vacinaram contra a Covid-19 em Manaus

Em dois dias, a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Segurança Pública imunizou 741 servidores públicos que atuam em Manaus, conforme monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Autorizada pela Justiça Federal, a imunização dos servidores que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia teve início no domingo (28).

Serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca em cinco mil servidores, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes do Departamento Estadual de Trânsito, do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Defesa Civil, além de policiais federais e rodoviários federais.

As doses estão sendo aplicadas no Sambódromo, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, com base na lista de funcionários que compõem a linha de frente. Os servidores que estão em serviço no dia são informados sobre o período em que precisam se deslocar para receberem a vacina.

“O critério principal será para os policiais que estão na linha de frente, aqueles policiais que trabalham na rua, que diariamente se dedicam não só no policiamento, mas também no apoio à saúde, carregando cilindros, organizando filas, dando apoio àqueles que necessitam”, disse o secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates.

A vacinação atende a um pedido do Governo do Amazonas, de contemplar os profissionais da segurança, que foram fortemente atingidos pela Covid-19. Durante a pandemia, 174 servidores morreram por causa da doença. O vírus chegou a afastar quase 1,5 mil agentes da rua.

No domingo (28), primeiro dia da campanha de imunização da Segurança Pública, 362 servidores foram vacinados. Já nesta segunda-feira (29), a vacina contra a Covid-19 alcançou 379 doses aplicadas.

A vacinação das forças de segurança não irá comprometer a programação dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde será utilizada a reserva técnica de grupos prioritários já contemplados no PNI, sendo doses remanescentes de público já vacinado.

A SSP enviará, diariamente, uma lista para a FVS com os nomes dos profissionais aptos a tomarem a primeira dose da vacina. Os profissionais podem consultar o setor administrativo da sua unidade para verificar se o nome consta na lista.

Vacinação do grupo prioritário de Segurança Pública e Salvamento

Fonte: FVS-AM

Período: 28 a 29/03/2021

Detran-AM: 24

Polícia Militar: 520

Polícia Rodoviária Federal: 16

Polícia Civil: 100

Polícia Federal: 17

Bombeiros: 57

Defesa Civil: 7

Com informações da assessoria