Mais de 90 procedimentos cardiovasculares foram realizados em uma semana no Francisca Mendes

foto: Rodrigo Santos/ Susam

A realização de cirurgias e procedimentos cardíacos e vasculares, no Hospital Francisca Mendes, ganhou novo ritmo no mês de agosto. Conforme balanço da unidade, até quinta-feira (20), foram feitos 158 procedimentos no setor de hemodinâmica e 28 cirurgias cardíacas. Em apenas uma semana (entre 7 e 14 de agosto), foram realizados 97 procedimentos cardiovasculares – 18 cirurgias e 79 procedimentos no setor de hemodinâmica (cateterismo, marca-passo, angioplastia, arteriografia, entre outros).

Ainda conforme a direção, o hospital conseguiu, nesse período, superar a meta semanal programada para o período pós-pandemia, que é realizar 15 cirurgias cardíacas semanais – 10 adultos e 05 pediátricas.

“A gente está passando por uma fase de reestruturação junto com a secretaria que, nesse momento, vem dando todo o suporte para o hospital, fazendo uma programação junto aos fornecedores de OPE (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) para regularizar a entrega desses insumos. E isso vem acontecendo, tanto que, da semana passada para cá, conseguimos realizar todas as cirurgias programadas”, disse a nova diretora do hospital, Alessandra dos Santos.

Ela ressalta que, em maio, no pico da pandemia do novo coronavírus, quando os procedimentos eletivos foram suspensos e só as emergências eram realizadas, foram feitas 16 cirurgias em um mês. Em julho, foi alcançado o dobro (32).

Ex-diretora do Hospital 28 de Agosto, Alessandra foi chamada para conduzir o novo momento da unidade, que desde junho passou para a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Até então, o hospital vinha sendo gerido pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol). O hospital está em transição para se transformar em fundação de saúde.

Os números que mostram o avanço das cirurgias no Hospital Francisca Mendes foram apresentados, nesta quinta-feira, aos representantes da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas (APACC) que visitaram o hospital pela manhã. A comitiva também recebeu informações sobre as metas de cirurgias para os próximos meses.

Com informações da assessoria*