Cidades Destaques

Manaus é sede do primeiro Simpósio Estadual de Tuberculose e HIV do Amazonas

O evento encerra na terça-feira (17), com o tema “Amazonas integrado para o controle da TB e HIV".
Redação
Postado por Redação

​A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), inicia na segunda-feira (16), o I Simpósio Estadual de TB e HIV do Amazonas. O evento encerra na terça-feira (17), com o tema “Amazonas integrado para o controle da TB e HIV”.

O evento contará com a participação dos coordenadores municipais do Programa de Controle da Tuberculose e HIV e responsáveis pelo diagnóstico laboratorial dos 61 municípios do interior do Estado e de todas as instituições da capital que estão reunidos em Manaus, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

O evento trata de dois problemas sérios de saúde pública enfrentados pelo país, de acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, médico infectologista. “Os desafios são inúmeros e exigem metodologias de trabalho que integrem os diferentes serviços de saúde, desde o diagnóstico, tratamento e a cura do paciente”, salienta.

Sinais e Sintomas de Tuberculose

Em caso de tosse persistente por mais de duas semanas, falta de apetite, perda de peso, febre baixa no final da tarde e sudorese noturna, a recomendação é procurar de imediato uma unidade de saúde, relatar os sintomas para que sejam realizados os exames necessários ao diagnóstico e ao tratamento.

Temas

Durante o primeiro dia do evento a programação abrange os seguintes temas: Cenário da Tuberculose e Aids e desafios atuais; Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose; Diagnóstico e Tratamento da Infecção pelo HIV/ AIDS;e Experiências Positivas para o Controle da TB e HIV.

Na terça-feira (17) serão discutidos Manejo da TB em Situações Especiais; Ações para o Controle da TB e HIV em Populações mais Vulneráveis; e Ações para controle da TB e HIV no Amazonas, além da homenagem a instituições, personalidades, profissionais e municípios que se destacam na luta contra a TB e HIV.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário