Manaus registra mais de 20 mil ocorrências de roubos entre janeiro e junho de 2019

Foto: Divulgação
Avatar
Postado por Narel Desiree

No primeiro semestre deste ano, Manaus registrou uma redução de 12,5% nas ocorrências de roubo, o que representa a maior queda dos últimos cinco anos, segundo apontam os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que relata uma quebra de forma inédita o longo e contínuo período de crescimento no número de roubos na capital amazonense, que vinham aumentando todos os meses desde 2014.

De janeiro a junho, foram registradas 20,3 mil ocorrências de roubos na cidade. A quantidade é 12,5% menor que os 23,3 mil registros do primeiro semestre do ano passado. Vale destacar que, nos primeiros seis meses de 2018, o cenário na capital era o oposto. O número de roubos na cidade acumulava um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM).

Conforme os registros do Sisp, desde 2014, os registros de roubos só haviam apresentado redução em 2016, com um recuo de 7,4%.

Em março deste ano, um grupo suspeito de roubos de cargas de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) foi desarticulado. Na ocasião, os integrantes são suspeitos de ter roubado uma carga de relógios avaliada em quase meio milhão de reais.

Roubos nos coletivos

Além dos roubos em geral, Manaus também registrou redução no número de roubos a ônibus no primeiro semestre. Entre janeiro e junho deste ano, houve uma queda de 40% nos registros se comparados ao mesmo período de 2018.

De acordo com a SSP-AM, o número de roubos dos seis primeiros meses deste ano é menor que o período de janeiro a abril de 2018. Além disso, a polícia apreendeu 955 armas de fogo ilegal.

O titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), da Polícia Civil, delegado Guilherme Torres, ressaltou que os trabalhos das polícias civil e militar se concentram também no planejamento de ações especificas em áreas de maiores ocorrências na capital.

*Com informações da assessoria e do G1


Deixe um comentário