Brasil

Mandetta sobre sua gestão: ‘Nós tínhamos um caminho, nós sabíamos para onde nós iríamos’

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado começou a ouvir os primeiros depoimentos de ex-ministros da Saúde.

Pela manhã, Luiz Henrique Mandetta explanou sobre sua passagem pela pasta, pontuando ocasiões e situações as quais, segundo ele, foram primordiais para o agravamento da pandemia.

Em determinado momento após questionamentos feitos pelo relator Renan Calheiros, o ex-ministro afirmou que, em sua gestão, todos os protocolos com base em comprovações científicas foram seguidos, além disso, esclareceu sobre a testagem em massa, ideia a qual priorizava.

Eu acho que nós tivemos em um determinado momento um caminho traçado pelo Ministério da Saúde para testagem, para utilização da atenção primária […] Nós tínhamos um caminho, nós sabíamos para onde nós iríamos. Nós tínhamos claramente que nós iríamos testar, bloquear ao máximo possível os contágios, identificá-los. E nós iríamos tratar, via atenção primária, e ampliar a nossa rede de atendimento hospitalar. Isso era a maneira como nós focávamos. Nós não tomamos nenhuma medida que não tenha sido pela ciência, e a ciência é essa, é isso que recomendava. Agora, a posteriori, nós vimos pararem muitas coisas e não colocarem outras no lugar. A testagem é uma delas.”

Portal Manaus Alerta