Cidades Destaques

Maternidade Ana Braga abre atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno

A atividade faz parte da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Todos juntos pela amamentação”.
Redação
Postado por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) realiza nesta terça-feira (1º) , a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Marcado para as 9h, o evento de abertura será realizado na Maternidade Ana Braga localizada no São José I, Zona Leste de Manaus.

Do dia 1º até o dia 8 de agosto, unidades de saúde do Estado realizarão uma série de atividades com o objetivo de divulgar e fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno desenvolvidas na rede. Entre as atividades, estão o treinamento de profissionais que atuam nos postos de coleta de leite humano da rede estadual, curso de sensibilização em aleitamento materno para taxistas e palestras sobre o tema.

Bancos de leite humano

Entre as ações que mais incentivam e chamam atenção para a importância da amamentação estão os bancos de leite humano. Em 2016, os três bancos da rede estadual receberam a doação de 2.154 litros de leite, possibilitando o atendimento de 4.321 bebês prematuros que precisaram do alimento.

Todos os anos, milhares de mães se cadastram nos bancos de leite mantidos pela Susam, ajudando a salvar milhares de crianças. O alimento doado é destinado a bebês que por complicações de saúde, logo após o nascimento, são internados em UTIs, o que os impede de receber o leite direto do peito da mãe.

Aliado no combate à mortalidade infantil – Katherine lembra que em qualquer circunstância o aleitamento materno é o principal aliado no combate à mortalidade infantil.

Durante toda a semana, as unidades de saúde envolverão seus colaboradores em ações para sensibilizar nutrizes, gestantes e sociedade em geral, com o objetivo de diminuir a taxa de mortalidade infantil e aumentar o índice de amamentação exclusiva até os seis meses de idade.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário