Maternidades terão programação especial no Dia Internacional da Mulher

A programação acontece no mês em que comemora-se o Dia do Enfermeiro (12 de Maio) e do Assistente Social (15 de Maio)- foto: divulgação/Susam

As maternidades da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) prepararam programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado quinta-feira, 8 de março. As atividades, que começam nesta quarta-feira (7), são diversificadas, incluindo palestras com temas voltados à saúde da mulher – pré-natal e amamentação, preventivo, parto humanizado, violência obstétrica, prevenção de câncer de mama e de útero, entre outros.

Também haverá oferta de serviços, como aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e de massa corpórea; serviços gratuitos de manicure, sobrancelha, depilação, massagem shiatsu e penteados; aulas de ginástica e até apresentação musical.

A programação é voltada ao público externo e às servidoras das unidades. De acordo com o gerente de Maternidades da Susam, enfermeiro Edilson Albuquerque, o objetivo da programação é aproveitar o Dia Internacional da Mulher para reforçar a conscientização sobre os cuidados que elas devem ter com a própria saúde, mas também enfatizar valores, como a autoestima e a cidadania, no reconhecimento de seus direitos.

A Maternidade Alvorada abre a programação, nesta quarta, com a palestra “Direitos da Gestante e orientação pós-alta”, às 9h, para pacientes e servidoras. No mesmo dia, às 17h, será realizada a palestra “A importância do preventivo para a saúde da mulher”, que também será aberta ao público. Na quinta-feira, a maternidade abre a programação com a roda de conversa “Amamentação e seus benefícios”, às 10h. O dia se encerrará com um aulão de zumba na área coberta do abrigo Moacir Alves, para servidoras e aberto também às mulheres da comunidade.

Na Maternidade Balbina Mestrinho, localizada na avenida Duque de Caxias, na Praça 14 de Janeiro, o Dia da Mulher inicia com uma atividade física. Às 10h está programada a palestra “Mulher acima da média”. À tarde, a partir das 14h, a unidade preparou uma homenagem para lembrar as mulheres importantes na história da maternidade. Além disso, haverá uma apresentação musical, com participação especial da cantora amazonense Márcia Siqueira.

A programação do dia 8, na Maternidade Alzira Marreiro, localizada na rua Samauma, Cidade Nova, zona norte, começa com atividade física laboral. Haverá, ainda, uma aula sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Na maternidade Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, São José, zona leste, no dia 8 de março, às 9h, será realizada a palestra “O valor da mulher”. Em seguida, será ofertada uma aula de ginástica. Durante o dia, serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e avaliação de massa corpórea.

O dia 8 também marcará o início do curso de capacitação da equipe de Enfermagem, para aprimorar o atendimento à gestante com foco no antes, durante e depois do parto e boas práticas para com os recém-nascidos. O curso terá duração de 40 horas.

Autoestima

Todas as maternidades prepararam programação para melhorar ainda mais a autoestima das mulheres. Na maternidade Balbina Mestrinho, no dia 8 de março, haverá maquiagem e esmaltação, a partir das 11h da manhã. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Maternidade Alvorada irá oferecer, das 8h30 às 16h30, serviços gratuitos de manicure, sobrancelha, depilação, massagem shiatsu e penteados.

Durante todo o horário de expediente, na Maternidade Alzira Marreiro haverá um espaço para maquiagem, penteado e outras atividades estéticas. Na Maternidade Ana Braga serão realizadas aulas de maquiagem.

Com informações da assessoria