A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Içá (distante 881 km de Manaus) confirmou no início da noite desta quarta-feira (25) que há um caso de coronavírus na cidade, testado pelo Laboratório Público Central do Amazonas (Lacen).

O secretário de Saúde de S.A. do Içá,  Francisco Ferreira Azevedo, confirmou ao Manaus Alerta a veracidade de uma nota atribuída ao paciente, que circulou pela internet ao longo do dia. No texto o médico explica uma parte de seu itinerário até apresentar os sintomas.

Boa tarde

Comunico a todos que eu, ***, médico da saúde indígena do DSEI Alto Rio Solimões, testei positivo para covid-19. 

Acredito ter contraído o vírus durante minha viagem aos estados de Santa Catarina e Paraná, ou ainda durante minha viagem de lancha até Santo Antônio do Içá. Cheguei em Santo Antônio do Içá no dia 18 de março de 2020, onde até então estava assintomático. Tive um pouco de tosse, onde prontamente fiz o uso de máscara e todos os protocolos de higienização durante meus atendimentos a fim de evitar qualquer contaminação aos meus pacientes. No dia 19 pela manhã, senti febre. E prontamente me isolei em casa. Onde estou até hoje 25 de março de 2020, data do resultado positivo do teste.
Agradeço a todas as pessoas pela preocupação, que mandaram msg, ligaram e que torcem pela minha saúde. E gostaria de dizer a essas pessoas que eu estou bem! E aos que procuram encontrar culpados, que façam sua parte ficando em casa para que possamos evitar ainda mais a disseminação desse vírus. Qualquer informação a mais a respeito da minha saúde, será comunicada pela Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio do Içá-AM.

Casos no Amazonas

No boletim da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) desta quarta-feira (25) o Amazonas apresentou 54 casos de novo coronavírus. Deste 52 na capital e 2 em Parintins, sendo que um desses dois de Parintins foi a óbito ontem (24). Um total de 49 estavam em isolamento social e 3 estavam internados.

O boletim da FVS-AM é apresentado diariamente nas páginas oficial do Governo do Amazonas no Facebook e Instagram.

 

Santo Antônio do Içá no AM tem caso confirmado de Covid-19 – foto: divulgação

Por Joandres Xavier – Portal Manaus Alerta