Mesmo ‘recuperados’ pacientes Covid podem ter problemas de raciocínio e memória, diz estudo

Um estudo feito na Grã-Bretanha descobriu possíveis sequelas a longo prazo que causadas pela Covid-19 em pessoas já recuperadas, que são problemas na cognição do cérebro. Segundo a pesquisa, as pessoas podem ter dificuldade de raciocínio, memória e de resolução de problemas, o que se resume em dificuldades no funcionamento do cérebro e uma espécie de ‘nevoeiro mental’. As informações são do G1.

Os análises que foram feitas em mais de 80 mil pessoas, constataram que aquelas que tiveram Covid-19, apresentaram resultados piores em testes relacionados as cognição. Em comparação com pessoas que não fora infectada com Novo Coronavírus, a o desempenho foi pior do que alguém que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) ou foi diagnosticado previamente com problemas de aprendizagem.

Os achados vão de encontro ao que foi descrito por outros artigos científicos e também coincidem com a observação feita em muitos consultórios no Brasil e no mundo. Os médicos já vinham relatando que muitos pacientes se queixam de dificuldades de concentração e de se lembrar de objetos, eventos ou palavras no pós-Covid.

Portal Manaus Alerta