‘Minha avó era a rainha dele’, diz neta de idoso que faleceu por complicações da Covid-19, em Manaus

O colapso no sistema de saúde devido ao aumento de casos de Covid-19 em Manaus completa uma semana. Pessoas continuam morrendo sem oxigênio e sem insumos necessários para atendimento. Profissionais da saúde estão escolhendo quem morre e quem vive, como foi o caso do idoso Thadeu Barroncas Fernandes, de 76 anos, que acabou indo a óbito na última quinta-feira (21).

A neta de Thadeu, Juliana Fernandes, contou para a equipe do Manaus Alerta que os familiares realizaram campanhas virtuais para arrecadar verbas que pudessem suprir os custos do tratamento tanto para ele quanto para sua esposa, Maria Graciete, que também foi acometida com a doença e está fazendo uso de oxigênio.

Após realizarem boa parte do tratamento em casa, Thadeu e Maria foram internados no SPA da Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus, mas, de acordo com Juliana, o pronto-socorro não tinha estrutura suficiente para o tratamento tanto em relação a insumos quanto a atenção devida de funcionários e eles não conseguiram a transferência, o que contribuiu enormemente para a morte do idoso.

”Havia oxigênio, mas somente o oxigênio não foi necessário para a recuperação. Colocaram o OX muito alto, não podia ser assim. Ele tinha que trabalhar um pouco o pulmão ainda (…) Uma calamidade! Não priorizam os idosos! ” disse a neta.

Quem foi Thadeu Barroncas? 

Os óbitos acometidos pelo novo coronavírus não são apenas números, são rostos, pessoas, histórias e muita dor para a família. Thadeu Fernandes não foi apenas mais uma vida perdida nas estatísticas, ele foi pai, avô, marido e amigo.

”Meu avô foi um homem muito querido! Adorava viajar pelos interiores do Amazonas. Era muito querido tanto em Manaus, quanto em Itacoatiara. Sempre foi um homem muito bom, acolhedor, quem precisasse dele, ele abria as portas de casa. Era honesto, carinhoso, amava conversar sobre política e amava comer a comida da minha avó”, disse Juliana.

Thadeu foi casado por 58 anos com o amor da sua vida, Maria Graciete, onde tiveram 7 filhos e 12 netos.  ”Ele amava muito minha avó, fazia tudo que ela queria! Ela era a rainha dele!” disse a neta.

Os dois adoeceram e passaram por momentos difíceis em casa juntos.

Ajuda para Maria Graciete 

Maria Graciete continua internada no SPA da Redenção, fazendo uso de oxigênio e se recuperando aos poucos. A família optou por não falar sobre a ida de Thadeu para não atrapalhar na recuperação.

”Sempre que vamos lá vê-la, ela pergunta por ele. Diz pra primeiro ir vermos o Thadeu, pra depois ir lá com ela. Não contamos ainda, ela não sabe, mas ela sentiu a perda dele. No mesmo dia, ela queria ir pra casa, não dormiu” conta juliana.

As doações recebidas, como fraudas e medicamentos, serão doadas para quem precisa. O foco da ajuda agora é em relação ao tratamento das sequelas que restarão na idosa.

”Qualquer ajuda é muito bem-vinda para a recuperação da minha avó. Ela vai precisar de um tratamento que o estado não dará! Ela vai precisar fazer fisioterapia e se não formos nós, ela não terá o acompanhamento necessário”.

Quem quiser e puder contribuir com o tratamento de Maria Graciete, segue abaixo as formas de doação:

PIX: 092984505449 – Adriana/Paulo

Conta Bradesco: Ag. 1374 CC. 49947-1

Contatos: (92) 98450-5449 – Adriana/Paulo

Por Thainá Araújo – Portal Manaus Alerta