Destaques Economia

Mini tratores geram qualidade de vida e ampliam produtividade em Presidente Figueiredo

A entrega dos equipamentos foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idaam) e por técnicos da AFEAM, em processo iniciado em fevereiro deste ano- foto: Hudson Braga
Redação
Postado por Redação

Maior produtividade com menor esforço braçal aos produtores rurais. Esses são os ganhos imediatos que famílias do ramal Micad, localizado no km 134 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), no município de Presidente Figueiredo, passam a ter com os mini tratores financiados pelo Governo do Amazonas, via Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (AFEAM).

A entrega dos equipamentos foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idaam) e por técnicos da AFEAM, em processo iniciado em fevereiro deste ano. Na ocasião, o Idam selecionou os produtores rurais, em março os projetos foram elaborados, com a contratação dos financiamentos ocorrendo em abril.

Os mini tratores, explica o gerente do Idam em Presidente Figueiredo, Luis Aldiney Alves de Oliveira, contribuirão sobremaneira para o aumento da produção e a qualidade de vida dos agricultores.

O processo de financiamento é criterioso em cada etapa, objetivando sempre a melhor relação custo-benefício possível, como destaca o assessor da AFEAM que acompanhou a entrega dos equipamentos, João Bosco Corrêa Rubim. “O fomento é dar oportunidade para produzir mais e melhor. É o que estamos fazemos aqui, essa é a nossa missão”.

O secretário de Produção Rural de Presidente Figueiredo, Ricardo Matos, destacou a parceria entre os órgãos.

Ganhos com a mecanização

A agricultura nas 56 comunidades rurais de Presidente Figueiredo, informa o gerente do Idam, se baseia na produção de hortaliças, especialmente pimentão e pimenta de cheiro, e fruticultura, com amplo mercado em Manaus. Devido ao clima rigoroso, de calor ou de chuvas intensas, os produtores cultivam hortaliças em barracões, cobertos por plásticos transparentes. Nesses espaços, o mini trator é ideal para arar a terra.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário