Mini tratores geram qualidade de vida e ampliam produtividade em Presidente Figueiredo

A entrega dos equipamentos foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idaam) e por técnicos da AFEAM, em processo iniciado em fevereiro deste ano- foto: Hudson Braga

Maior produtividade com menor esforço braçal aos produtores rurais. Esses são os ganhos imediatos que famílias do ramal Micad, localizado no km 134 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), no município de Presidente Figueiredo, passam a ter com os mini tratores financiados pelo Governo do Amazonas, via Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (AFEAM).

A entrega dos equipamentos foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idaam) e por técnicos da AFEAM, em processo iniciado em fevereiro deste ano. Na ocasião, o Idam selecionou os produtores rurais, em março os projetos foram elaborados, com a contratação dos financiamentos ocorrendo em abril.

Os mini tratores, explica o gerente do Idam em Presidente Figueiredo, Luis Aldiney Alves de Oliveira, contribuirão sobremaneira para o aumento da produção e a qualidade de vida dos agricultores.

O processo de financiamento é criterioso em cada etapa, objetivando sempre a melhor relação custo-benefício possível, como destaca o assessor da AFEAM que acompanhou a entrega dos equipamentos, João Bosco Corrêa Rubim. “O fomento é dar oportunidade para produzir mais e melhor. É o que estamos fazemos aqui, essa é a nossa missão”.

O secretário de Produção Rural de Presidente Figueiredo, Ricardo Matos, destacou a parceria entre os órgãos.

Ganhos com a mecanização

A agricultura nas 56 comunidades rurais de Presidente Figueiredo, informa o gerente do Idam, se baseia na produção de hortaliças, especialmente pimentão e pimenta de cheiro, e fruticultura, com amplo mercado em Manaus. Devido ao clima rigoroso, de calor ou de chuvas intensas, os produtores cultivam hortaliças em barracões, cobertos por plásticos transparentes. Nesses espaços, o mini trator é ideal para arar a terra.

Com informações da assessoria