ALEAM

Moção de Aplauso à Rosemary Pinto marca a homenagem de Nejmi Aziz às mulheres

Foto: Alexsander Alves

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Tiradentes, da Rede Tiradentes de Rádio e TV, na manhã desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a deputada Nejmi Aziz (PSD) apresentou os Projetos de sua autoria voltados para atenção à saúde da mulher. O retorno da vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV), a ampliação na capital e implantação no interior do procedimento de conização, ambos métodos de prevenção e combate ao câncer de colo de útero, foram requeridos ao governador Wilson Lima (PSC) que assinalou positivamente aos Projetos, com previsão de início assim que as prioridades da pandemia sejam sanadas.

Os dois projetos da deputada Nejmi foram protocolados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com indicação de encaminhamento ao governador Wilson Lima (PSC). Na última semana Nejmi reuniu com Wilson, juntamente com o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão e a médica ginecologista Dra. Mônica Bandeira de Melo para apresentar dados da necessidade de ações de prevenção contra o câncer de colo do útero, como o retorno da vacinação contra HPV e a ampliação do procedimento de conização para mais uma unidade de saúde de Manaus, unindo-se à Fundação Cecon e também a implantação do serviço de conização nos municípios de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Manacapuru (68 km), Parintins (369 km), Tabatinga (1.108 km) e Tefé (523 km).

“O HPV gera o câncer que mais mata as mulheres no Amazonas, que é o câncer de colo do útero. Nós tivemos uma reunião com o governador Wilson Lima que viu o Projeto importante e será implantado em cinco polos do interior”, completou Nejmi. A conização é um procedimento de diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero.

Moção de Aplauso

Na oportunidade, a deputada Nejmi prestou homenagem à ex-diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), Rosemary Pinto, que morreu em janeiro vítima da Covid-19. “Entrei com requerimento na Aleam, de moção de aplauso e eu quero deixar a ela essa homenagem”, destacou a deputada. Rosemary atuou na linha de frente contra a Covid-19 no Amazonas liderando as ações de vigilância sanitária.

Com informações da assessoria