Cidades Cultura

Monumento à Abertura dos Portos integra nova série de selos comemorativos dos Correios

O memorial está situado no Largo de São Sebastião- foto: divulgação/Secretaria de Cultura do Amazonas
Redação
Postado por Redação

Um dos mais célebres monumentos do Centro Histórico da capital do Amazonas, o Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas é um dos ícones que ilustram uma nova série de selos comemorativos a ser lançada pelos Correios nesta semana. O memorial situado no Largo de São Sebastião estampa a Emissão Postal Especial Monumentos Históricos Brasileiros, ao lado da estátua equestre de Dom Pedro I, no Rio de Janeiro, e d’O Laçador, em Porto Alegre.

Em parceria com o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, os Correios farão o lançamento da série comemorativa num evento com a presença de autoridades, representantes e funcionários da empresa federal nesta sexta-feira (11), a partir das 17h, no entorno do Monumento, no Largo de São Sebastião. Na mesma data, serão realizados lançamentos nas capitais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Os convidados em Manaus receberão um kit filatélico dos Correios, que também estará em exibição ao público em geral e que terá exemplares dos novos selos, além de um envelope com o selo do Monumento à Abertura dos Portos. Cada convidado poderá obliterar (carimbar) a peça com o carimbo especial de primeiro dia de circulação da emissão postal em Manaus.

Além da apresentação dos selos, o evento terá ainda show da Banda de Música dos Fuzileiros Navais e performance de dança contemporânea com integrantes do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas.

A inclusão na série comemorativa dos Correios destaca o marco turístico amazonense como um dos mais belos do Brasil, segundo o secretário estadual de Cultura, Robério Braga. “O Monumento à Abertura dos Portos é uma das grandiosas criações do italiano Domenico de Angelis existentes em Manaus, tendo sido erguido inteiramente com material importado da Europa. Fazer parte dessa série postal só confirma o status desse nosso monumento como um dos mais esplêndidos que há no país”, assinala.

Série comemorativa

A Emissão Postal Especial Monumentos Históricos Brasileiros terá tiragem de 540.000 selos, sendo 180.000 de cada um dos três monumentos retratados na série. As peças produzidas pela Casa da Moeda do Brasil têm valor facial de R$ 1,80 e trazem imagens do Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, em Manaus, em fotografia feita por Thiago dos Santos Donga; da estátua equestre de Dom Pedro I, no Rio, em foto de Rodrigo Galvão; e d’O Laçador, em Porto Alegre, em registro fotográfico de Chico Emir.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário