Cidades

Moradores de bairros da Zona Norte recebem pacote de obras para melhoria no abastecimento de água tratada

Foto: Divulgação

Mais investimentos e melhorias para mais moradores. Em 10 anos, segundo dados projetados e divulgados em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Manaus teve um crescimento de mais de 25% em sua população, ultrapassando os 2,2 milhões de habitantes. Ainda segundo o órgão, a zona Norte é a região mais populosa da cidade.

Com o objetivo de acompanhar o crescimento populacional da cidade e dar mais qualidade de vida e saúde para os moradores, a Águas de Manaus iniciou o programa “+ ÁGUAS” – uma força-tarefa com várias frentes de obras para garantir o abastecimento regular e solucionar as ocorrências de falta d´água em bairros e comunidades de todas as zonas da cidade.

As obras da primeira fase do projeto já estão acontecendo e vão beneficiar diretamente os moradores da zona Norte, beneficiando aproximadamente 200 mil moradores da região. Estão previstas 58 intervenções em vários pontos de grande fluxo, além da implantação de mais de 10 mil metros de rede de água tratada com tubulações que vão de 60 a 500 milímetros de diâmetro. O investimento inicial de R$ 11 milhões até dezembro deste ano.

Monte das Oliveiras

O bairro Monte das Oliveiras é um dos contemplados e há cerca de três semanas, recebe as intervenções das equipes técnicas da concessionária para garantir o fornecimento regular de água. As obras devem entrar em funcionamento ao longo do semestre, beneficiando mais de 72 mil moradores. Ao todo, quase 7 mil metros de rede de água serão construídos no bairro, além de 14 interligações de redes novas com as já existentes.

Os investimentos no Monte das Oliveiras contemplam ainda o reforço na infraestrutura de abastecimento. Entre elas, está a instalação de telemetria, que gerará dados com o status em tempo real de poços tubulares profundos e atualização do parque de macromedidores de água, que vai auxiliar no controle sobre o índice de desperdício de água na área. A região ainda ganhará novos poços e de bombas para triplicar a vazão do sistema Monte das Oliveiras, que após as intervenções, poderá distribuir mais de 220 mil litros de água por hora.

Cidade de Deus

No bairro Cidade de Deus, as obras também avançam e mais de 600 metros de redes estão sendo construídas, além de três interligações e a substituição de bombas que irão melhorar a distribuição de água tratada no bairro. Com população maior que 86 mil, vários conjuntos que estão interligados ao Sistema de Abastecimento serão beneficiados, entre eles, o Aliança com Deus, Viver Melhor, Alfredo Nascimento e outros.

José Bonifácio- Abastecida pelo sistema hidráulico da Colônia Santo Antônio, a comunidade José Bonifácio, também na zona Norte da capital, é outra contemplada com as intervenções do “+ ÁGUAS”. Serão mais de 1600 metros de rede e 2 interligações entre redes implantadas na região, que vão beneficiar diretamente os mais de 19 mil moradores do local, solucionando as intermitências no fornecimento de água tratada.

+ ÁGUAS

A expectativa é de que, com o avanço das obras, a população perceba nas torneiras o empenho da concessionária em melhorar o abastecimento em uma das regiões com maior crescimento populacional. Os Investimentos em infraestrutura e tecnologia para modernizar o sistema vão proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para os moradores.

“Estamos investindo inicialmente mais de R$ 11 milhões no + ÁGUAS. São mais de 15 quilômetros de extensão de redes e interligações para melhorarmos o abastecimento na Zona Norte. Com isso, seguimos empenhados e acompanhando o crescimento exponencial que Manaus tem tido nos últimos anos. E assim, levamos mais saúde para nossa população através da água tratada”, disse o gerente de operações da Águas de Manaus, Diogo Freitas.

As ações no Monte das Oliveiras, José Bonifácio e Cidade de Deus, todos na Zona Norte, vão se somar a uma série de intervenções que serão realizadas por toda a cidade. Até o final do ano outros bairros e outras zonas, também terão obras para melhoria no sistema de abastecimento de água tratada.