Moradores do Jorge Teixeira receberão serviços de saúde gratuitos

ação itinerante carreta da mulher manaus
Mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros, como a Manaus Ambiental e Amazonas Energia, estarão reunidos para dar soluções mais rápidas às demandas dos comunitários- Foto: SEMED.

Moradores do bairro Jorge Teixeira, localizado na Zona Leste de Manaus, vão contar com os serviços oferecidos pelo Programa Saúde Manaus Itinerante (PSMI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 13 deste mês.

Uma Unidade Móvel vai realizar exames preventivos (Papanicolau), mamografia e ultrassonografia (abdominal total e superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide, mama e próstata via abdominal), no estacionamento do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), localizado na rua das Rosas.

Outros bairros que receberão o benefício

Até a próxima quinta-feira (5), outra unidade móvel continua com o atendimento na rua Vale do Sol, bairro Lírio do Vale I, Zona Oeste. Até o dia 6, o atendimento móvel acontece no pátio da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Penetração, Grande Vitória, zona Leste. E até o dia 9, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua das Rosas com avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte.

Conforme o chefe da Divisão Técnica do PSMI, Márcio Martins, diariamente, são realizados exames de mamografias e ultrassonografia. Ele ressaltou ainda, que as fichas são entregue às 7h com início do atendimento às 8h e às 13h, respectivamente.

Vagas

Para realizar o exame é necessário apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso tenha até 39 anos de idade é obrigatório, também, levar a requisição médica.

Já as ultrassonografias são oferecidas 25 vagas em cada turno, sempre com início do atendimento às 8h e às 13h, mas somente pela manhã são realizados os exames de ultrassom abdominal total e abdominal superior.

O usuário deve apresentar requisição médica, cartão do SUS, comprovante de endereço, RG e CPF para este tipo de exame. A partir dos 40 anos, a mulher deve apresentar, ainda, a última mamografia para fazer o ultrassom nas mamas.