Morre em SP José Azevedo, fundador do Grupo TV Lar

José Azevedo - Grupo TV Lar
Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964

O empresário e fundador do Grupo TV Lar, José Azevedo, morreu aos 84 anos neste sábado, 23, vítima de embolia pulmonar em São Paulo. Azevedo deixa a esposa, Zuila Azevedo, quatro filhos e nove netos. O corpo dele deve ser encaminhado para a capital amazonense neste domingo (24).

A Associação Comercial do Amazonas (ACA) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte do empresário.

“É com pesar que a Associação Comercial do Amazonas recebe a notícia do falecimento hoje, 23, em São Paulo do empresário José Azevedo, vítima de uma embolia pulmonar. Fundador do grupo TV Lar e Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, o empresário também ocupava os cargos de Vice-Presidente do Conselho Superior da Associação Comercial  do Amazonas e da Federação do Comércio”

Biografia

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933, na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, vindo para o Amazonas, com a família, em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos de rádio, na rua Henrique Martins, Centro.

Três anos depois, com a criação da Zona Franca de Manaus, Azevedo passou a importar televisores e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, como motores de popa, por exemplo, tornando-se uma das referências no comércio varejista de Manaus.

O empresário também era cônsul honorário de Portugal – o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, pelo então presidente português, Mário Soares -, além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio (Fecomercio/AM), o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA).

Fonte: Blog do Mário Adolfo