Mourão diz que vitória do Joe Biden ‘está cada vez mais sendo irreversível’

foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (13) que, “como indivíduo”, reconhece que a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos “está cada vez mais sendo irreversível”. As informações são do G1.

Mourão deu a declaração em entrevista à Rádio Gaúcha. O vice-presidente foi questionado se ele pessoalmente reconhece a eleição de Biden, já que o governo brasileiro ainda não parabenizou o candidato democrata pela vitória na disputa contra o atual presidente Donald Trump.

“Como indivíduo, eu reconheço, mas temos que olhar que eu não respondo pelo governo. Como indivíduo, eu julgo que a vitória do Joe Biden está cada vez mais sendo irreversível”, disse.

Mourão ponderou que ele não responde pelo governo brasileiro, assim, a decisão de reconhecer ou não a vitória de Biden tem de ser tomada pelo presidente Jair Bolsonaro, um fã declarado de Trump.

Trump ainda não admitiu a derrota. Sem apresentar provas, o republicano diz que houve fraude e tenta reverter o resultado na Justiça. Fim da apuração, confirmação oficial da vitória, posse: confira os próximos passos da eleição americana.

Nesta sexta, a China enviou felicitações a Biden pela eleição como como 46º presidente dos Estados Unidos. O comunicado foi feito quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata. “Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, citando também a vice-presidente eleita, Kamala Harris.

A maioria dos líderes mundiais parabenizaram Biden e Harris ainda no sábado (7), quando a vitória democrata foi projetada pelos veículos de comunicação americanos.