Museu da Cidade de Manaus: Uma viagem pela identidade do povo manauara

A visitação é aberta ao público gratuitamente, de terça-feira a domingo- foto: David Batista

O Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, Centro Histórico, que durante décadas foi usado como sede do governo municipal, tornou-se a casa que conta a história do povo manauara. Reunindo beleza arquitetônica, exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais, o espaço já recebeu mais de 15 mil visitantes, desde sua inauguração no aniversário da cidade, em outubro do ano passado.

“É uma joia valiosa para a cidade e conta a rica história de um povo aguerrido, que este ano completa 350 anos de história ocidental, mas tem mais de 10 mil anos de cultura indígena. Enquanto muitas cidades e estados tiveram dificuldades para manter suas contas em dia, Manaus investiu em cultura, além de avançar em outras áreas importantes, como infraestrutura, saúde e educação”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Oito salas do Museu da Cidade de Manaus retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas, por meio de exposições de longa e curta duração, utilizando-se da interatividade para contar a história da cidade de Manaus a partir de textos, sons e imagens, com caráter educativo, lúdico e dinâmico e atraindo a atenção, o olhar e a sensibilidade até dos visitantes mais novos.

Exposições

Salas como a “Afluentes do Tempo”, que projeta imagens a partir de um reflexo na água, que fica represada em uma espécie de bacia em formato de rio, encanta os visitantes. No espaço “Casas-Cabeças”, casas de diferentes habitantes da cidade são apresentadas em fotos em um painel touch screen. Já no “Banhos de Origens” é possível vivenciar o depoimento de pessoas de outras nacionalidades que vieram morar em Manaus.

O museu traz, ainda, a sala “Mercado”, com a exposição de iguarias, alimentos e objetos regionais que os feirantes vendiam nas feiras. O espaço “Rios Voadores” mostra a evaporação da água e o ciclo das chuvas na capital em quatro globos, enquanto a sala “Arqueologia” conta com apoio virtual. Na “Anéis de Crescimento” há uma projeção em dois pedaços de troncos e, por fim, a “Sala dos Prefeitos” mostra nomes, fotos e períodos de gestão de todos os prefeitos de Manaus.

Visitação

Quem desejar visitar o Museu da Cidade de Manaus, as atividades são realizadas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Agendamento de escolas e grupos pelo contato 3622-4991 e whatsapp 98822-4497.

Com informações da assessoria