Cultura e Entretenimento

Mutirão de vacinação em Manaus contou com programação cultural

Foto: Lucas Silva/Secom

O mutirão para vacinação contra a Covid-19 realizado pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, que teve mais de 135 mil pessoas vacinadas, também contou com atrações culturais em alguns dos principais postos de vacinação neste fim de semana. A programação cultural foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As atrações foram realizadas no Centro de Convenções Vasco Vasques, com os DJs Rafa Militão, Lucas e Tubarão; no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), com os DJs Nathy Veiga, Alberto Lucas e Kinua; e na Arena da Amazônia, que contou com apresentação de boi-bumbá no encerramento da vacinação, com os artistas César Pinheiro e Prince do Boi.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, além de tornar a espera pela vacina mais agradável, as atrações culturais também celebram um momento de esperança junto com o público.

“A cultura veio somar esforços nesta força-tarefa feita por todas as secretarias e órgãos públicos, no intuito de comemorar junto com o público esse momento tão esperançoso, que é tomar a primeira dose da vacina. Queríamos que as pessoas saíssem com o sentimento de que a situação vai melhorar e também proporcionar arte e cultura para os nossos profissionais de saúde, que trabalharam sem parar neste fim de semana para imunizar a população”, declara o secretário.

A DJ Nathy Veiga, que se apresentou no Sambódromo, no sábado (12/6), viu a programação artística como mais um incentivo para que a população fosse aos postos de vacinação. “Foi algo muito significativo para mim tocar no Sambódromo. Desde janeiro perdi muitas pessoas queridas para a Covid-19 e eu vejo essas atrações artísticas como incentivo, uma forma de chamar a galera para se vacinar. Lembrando ainda que é muito importante que essas pessoas venham tomar as duas doses. Foi tudo muito gratificante e marcante. Viva o SUS!”.

A última apresentação, no fim da tarde deste domingo (13/6), contou com os artistas César Pinheiro e Prince do Boi, que cantaram toadas dos bois Caprichoso e Garantido, no encerramento do mutirão, na Arena da Amazônia. César Pinheiro parabenizou o Governo e a Prefeitura pela campanha “Vacina Amazonas” e alertou para a importância da vacinação.

“A doença está aí, é real, existe e nós precisamos nos imunizar. Me senti muito feliz de poder participar desta ação, desta equipe engajada em vacinar e salvar vidas. É importante que a população venha se vacinar, se prevenir, para que tudo volte ao normal”, disse.

O artista Prince do Boi afirmou que participar da ação foi emocionante. “Tivemos uma pequena contribuição, levando música e cultura para o público e profissionais de saúde, para tentar deixar as pessoas mais felizes neste momento, mas o sentimento de poder participar de uma ação para salvar vidas emociona muito. O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão de parabéns”.

“Vacina Amazonas” 

A campanha “Vacina Amazonas” encerrou com mais de 135 mil pessoas vacinadas, em Manaus. A ação iniciou na manhã de sábado (12/06), envolvendo esforços de milhares de servidores do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, nos 57 postos de vacinação, sendo três montados para funcionar de forma ininterrupta ao longo da madrugada.

Os trabalhos começaram às 9h de sábado e seguiram pela madrugada, encerrando na tarde deste domingo (13/06). Na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques, servidores de vários órgãos estiveram a postos por 32 horas, no intuito de aplicar doses no máximo de pessoas da faixa etária de 40 a 51 anos, residentes em Manaus. A estrutura incluiu postos de triagem, atendimento a pedestres e, no caso do estádio da Arena e Sambódromo, o sistema de vacinação em drive-thru.

A força-tarefa de servidores contou com apoio de 22 órgãos estaduais, atuando na aplicação de vacinas, suporte logístico, alimentação, transporte e segurança. Todos os profissionais foram convidados a participarem de forma voluntária em prol da população.

Com informações da assessoria