Saúde

No Acre, pesquisa consegue tratar 300 pacientes covid-19 com bicarbonato de sódio

foto: reprodução/Rede Amazônica

O bicarbonato de sódio usado em uma pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou eficácia no tratamento de 300 pessoas com covid-19, ajudando a melhorar a saturação destes pacientes. As informações são do Jornal do Acre 2ª Edição, da Rede Amazônica.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Carolina Pontes, o estudo foi devidamente aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Cnep). A mistura consiste  em 3 gramas de bicarbonato de sódio em 100ml de soro fisiológico.

O tratamento pode ser feito de duas maneiras, dependo da gravidade da doença covid-19 no paciente. Em casos leves, o tratamento é feito por meio de nebulização, já em casos graves, a substância é aplicada diretamente no pulmão do paciente e depois sugada de volta.

“A solução vai alcalinizar o sistema respiratório. Ela vai diminuir o edema e vai fluidificar a secreção e vai mobilizar nessa secreção, melhorando os sintomas iniciais do paciente. Nosso sistema respiratório inferior, ou seja, o pulmão ele faz com que haja uma melhora, uma bronco dilatação, e abre o pulmão do paciente permitindo de imediato uma melhora na saturação”, explicou Carolina.

Assista na reportagem completa:

 

Da redação – Manaus Alerta