Novo trecho de trilho do antigo bonde é encontrado e será restaurado na praça Adalberto Valle

Os trabalhos de restauro, acompanhados por equipe de arqueólogas, devem iniciar após o recesso do Carnaval- foto: Altemar Alcântara/Semcom

Mais uma janela que leva a uma viagem pela história e pela arquitetura da Manaus Antiga ficará à disposição dos amazonenses e turistas na praça Adalberto Valle, que será requalificada pela prefeitura, dentro do programa PAC Cidades Históricas. Durante trabalhos de demolição na praça foram encontrados trechos de um trilho do antigo bondinho, usado como transporte na capital no século XIX, similar ao localizado na avenida Eduardo Ribeiro.

“Sempre foi prioridade da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto o resgate patrimonial e arquitetônico do Centro da cidade. É preciso respeitar nossa história e evidenciar essas descobertas para a população em espaços abertos, como praças e vias”, defende o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o engenheiro Cláudio Guenka. O órgão é responsável pelo projeto arquitetônico de revitalização do logradouro.

O achado arqueológico foi comunicado ao Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), junto à superintendência regional no Amazonas, para que sejam realizados trabalhos de restauro na estrutura, assim como ocorra a implantação de um bloco testemunho, que será delimitado por um guarda-corpo em aço inox, servindo de proteção para parte dos trilhos presentes nesse trecho.

Os trabalhos de restauro, acompanhados por equipe de arqueólogas, devem iniciar após o recesso do Carnaval. A ideia é deixar os trilhos encontrados na própria via, transformando o trecho em mais um museu a céu aberto.

Os trilhos na Adalberto Valle estão parcialmente conservados e precisarão passar por restauro, nos mesmos moldes do trabalho executado na janela implantada na Eduardo Ribeiro, no trecho que compreende o cruzamento com a rua 10 de Julho.

Com informações da assessoria