Oficina ensina a confeccionar bonecas africanas com reaproveitamento de jornal

De acordo com a instrutora da oficina, a pedagoga Francisca Godinho, a peça é decorativa e bastante simples de ser feita, necessitando apenas de jornal, cola, tesoura, um palito de churrasco e muita criatividade- foto: divulgação/Semmas

Terá início nesta segunda-feira (5), a programação de oficinas de Educação Ambiental voltadas ao reaproveitamento de resíduos o Espaço Ecam do Uai Shopping São José, na Zona Leste. As oficinas são oferecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e visam estimular práticas sustentáveis com aulas gratuitas para moradores daquela zona da cidade.

Esta primeira vai ensinar a confeccionar bonecas africanas feitas a partir do reaproveitamento de papel-jornal e integra a programação de atividades do Mês da Mulher, realizadas pelo Fundo Manaus Solidária.

De acordo com a instrutora da oficina, a pedagoga Francisca Godinho, a peça é decorativa e bastante simples de ser feita, necessitando apenas de jornal, cola, tesoura, um palito de churrasco e muita criatividade. “A técnica utilizada é a de canudos feitos de jornal, que são colados e dobrados para que dêem forma e tamanho à escultura”, explica. Uma vez montada, a peça pode ser pintada ou ter a textura do jornal ou revista mantida. Francisca explica que são necessários 40 canudos para a confecção de uma boneca, que pode ser comercializada como um artigo decorativo.

As oficinas fazem parte da programação anual realizada pela Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas no Espaço Ecam. Os interessados podem se dirigir ao local e se inscrever. As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde. A Diea realiza também aulas gratuitas nas comunidades, atendendo a solicitações feitas, via ofício, à secretaria.

Com informações da assessoria