Cidades

Órgãos discutem planejamento para combate a queimadas em 2017

O balanço das ocorrências mostra que a grande maioria das queimadas está associada à ação do homem- foto: José Narbaes/Sema
Redação
Postado por Redação

O planejamento das estratégias para o combate a queimadas no Amazonas, em 2017, foi discutido nesta quarta-feira (18) para iniciar as ações práticas em todo o Estado, por meio dos órgãos que compõem o “Grupo de trabalho de prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais e qualidade do ar (GT Queimadas e qualidade do ar)”.

O intuito é intensificar as ações integradas com base em experiências adquiridas em áreas recorrentes em focos de calor para continuar reduzindo cada vez mais os casos no Estado.

O ano de 2016, por exemplo, fechou com uma redução de 20,7% no número de queimadas em todo o Amazonas, na comparação com o ano anterior. Em 2015, foram 15.170 registros de focos de calor. Já em 2016, foram 12.024.

A redução foi possível por meio do trabalho de prevenção, principalmente nos municípios com alto índice de queimadas, associado às ocorrências de chuva que foram maiores em 2016. Entre as ações está à campanha “Diga não ao fogo.

Você também é responsável”, do Governo do Estado, levada a 22 municípios por uma equipe itinerante com servidores da Sema, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Corpo de Bombeiros, onde foram realizadas palestras e distribuição de materiais educativos para 30 mil pessoas.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário