Os melhores softwares de edição de vídeo gratuitos e pagos para usar

Quer saber quais são os melhores softwares de edição de vídeo? Confira aqui uma lista com programas pagos e gratuitos!

Imagem de Recklessstudios por Pixabay

Fazer edição de vídeos era algo para profissionais. Mas, com o avanço da internet e da tecnologia, cada vez mais as pessoas querem gravar e compartilhar vídeos.

Com isso, surge a necessidade de programas que facilitem esse trabalho, especialmente, pelo fato de muitos serem vídeos amadores. Porém, quando se trata de compartilhar nas redes sociais, as pessoas são bem exigentes.

Para suprir essas preferências, existem muitas opções de programas de edição de vídeo gratuitos ou não. Mas, qual é o melhor?

Como escolher o melhor software para editar vídeos?

Para escolher um, entre os melhores programas, você precisa ver as vantagens oferecidas por eles. Como as opções de softwares de edição de vídeos são diversas, selecionamos uma lista com os melhores gratuitos e pagos. Veja!

Melhores softwares de edição de vídeo gratuitos e pagos

Confira uma lista de softwares mais indicados para edição de vídeos, entre os pagos e gratuitos. Alguns programas pagos permitem baixar a versão gratuita para testes.

1. Filmora (versão paga e gratuita)

Além de ser um dos programas de edição de vídeo grátis, ele é um programa de edição de vídeo completo, já que traz muitas ferramentas essenciais. Sua interface agrada tanto a editores iniciantes quanto aos profissionais.

Sem contar que oferece muitas opções de efeitos, títulos animados, transições, imagens, entre outros recursos úteis. O software atende bem quem precisa cortar e juntar vídeos, incluir imagens, filtros e modificar a velocidade do vídeo.

Mas, quem precisa de uma versão mais profissional, ele também tem a opção da versão paga. Por isso, podemos indicá-lo também na lista dos melhores softwares de edição de vídeos pagos. Nessa versão, ele oferece uma infinidade de imagens, efeitos e vídeos em alta definição.

No geral, mesmo em sua versão gratuita, ele é considerado simples de usar e funciona em PC e MAC.

2. iMovie (versão gratuita)

Muito utilizado pelos usuários da Apple, o programa faz sucesso como editor de vídeos para Mac. Sua interface é bastante intuitiva, contribuindo, inclusive, com editores iniciantes.

Além disso, permite a criação de projetos de resolução de ate 4k, podendo ser utilizado em dispositivos iOS. Também permite gravar narrações, adicionar créditos e títulos animados.

Este é muito utilizado para quem gosta, especialmente, de editar vídeos para compartilhar nas redes sociais.

3. Shotcut (versão gratuita)

Oferece acesso a qualquer computador, seja ele Mac, Windows ou Linux. Além disso, é bastante intuitivo para quem está começando como editor de vídeos devido a sua interface simples e dinâmica.

Também é compatível com diferentes formatos de arquivos de vídeos, como .mp4, .avi, .mpeg e outros. Assim, é possível utilizá-lo, inclusive, como conversor de vídeos.

Está na lista dos melhores softwares de edição de vídeos por atender bem todas as necessidades básicas, como inserir músicas, áudio, transições, textos e cortar o vídeo. Por meio dele também é possível melhorar a cor das fotos.

4. Final Cut Pro X (versão paga)

Considerado um software profissional, ele é muito popular por ser rápido na renderização. Por meio dele é possível editar vídeos offline e não é preciso aplicativos de suporte.

O programa permite efeitos profissionais, é fácil de usar, oferece interface organizada e uma biblioteca com diferentes opções de objetos para utilizar na edição de vídeos.

O editor de vídeos da Apple atende até mesmo usuários mais exigentes e estes podem adicionar efeitos de transição, modificar cores e incluir textos animados. Além disso, permite diversas edições.

5. Vegas Pro (versão paga e gratuita)

Embora tenha sido criado para ser um editor de áudio, ele permite a produção de vídeos de forma completa. Isso porque conta com ferramentas essenciais, como a possibilidade de correção de defeitos localizados, sem necessidade de corrigir cenas individualmente.

Além disso, é reconhecida por ser uma ferramenta que respeita o arquivo original, já que permite alterar vídeos e salvar essas modificações dentro do próprio programa. Também oferece um banco com áudios e trilhas, a possibilidade de editar som e imagem com comandos gestuais, entre outras vantagens.

Sua interface é recheada de botões de edição, bem como contém complementos para extrair áudio de CDs, por faixas, capturar, recortar e importar vídeos.

6. Lightworks (versão paga e gratuita)

É uma ferramenta que funciona bem em Linux, Windows e Mac, oferecendo muitos recursos avançados. Está entre as principais opções dos editores de vídeos profissionais.

Entre as ferramentas disponíveis, inclusive, na versão gratuita, estão o corte e junção de vídeos, servindo até mesmo para youtubers iniciantes. Além disso, o Lightworks oferece a possibilidade de criar muitos efeitos e disponibiliza uma lista de imagens para adicionar ao vídeo.

O programa também permite inserir alguns efeitos de inserção de textos, aplicação de filtros e outros que deixam o vídeo mais criativo.

Então, essas são algumas das opções de softwares para edição de vídeos disponíveis no mercado. Muitos deles, como o Filmora, permite, inclusive, realizar edições profissionais, o que contribui com a realização de projetos externos, aumentando assim, sua renda.