‘Para mantê-los em segurança’, diz Secretaria de Parintins sobre pacientes amarrados em macas

Foto: Reprodução/Tv Globo

Após uma reportagem do Jornal Nacional exibir imagens que mostram pacientes amarrados em macas no Hospital Municipal Jofre Cohen, em Parintins, pela suposta falta de medicamentos sedativos na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde do município se pronunciou sobre o caso.

Em nota, a pasta alega que a “contenção” desse pacientes em estado de intubação é necessária para mantê-los em segurança, evitando assim possíveis movimentos bruscos ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado.

Já sobre a denúncia de falta de medicamentos sedativos, a secretaria desmente a referida informação destacando que, mesmo com um estoque crítico, não houve falta da medicação na unidade hospitalar.

Confira a Nota

“A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins esclarece que não houve falta de medicamentos sedativos em pacientes intubados no Hospital Municipal Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19.

Mesmo com o estoque crítico de bloqueadores neuromusculares no sábado, como informado ao Governo do Estado, em momento algum os pacientes ficaram sem a sedação necessária para mantê-los em ventilação mecânica.

Quanto à denúncia sobre pacientes “amarrados” nas macas, a contenção dos mesmos é necessária para mantê-los em segurança, ao iniciar a diminuição dos sedativos, como no processo de extubação, evitando acidentes com os mesmos em uma movimentação brusca ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado.

A Secretaria informa também que há um número crescente de pacientes em estado grave, com necessidade de remoção a Manaus para tratamento de alta complexidade e que aguarda a transferência realizada pelo Governo do Estado do Amazonas”.

Confira a matéria sobre a denúncia em: https://manausalerta.com.br/jn-denuncia-pacientes-covid-19-do-am-sem-sedativo-amarrados-em-macas/

Portal Manaus Alerta