map linhas aéreas
A principal vantagem de planejar a viagem com antecedência é poder aproveitar as tarifas promocionais de passagens aéreas e hospedagem que surgem ao longo dos meses.

Para quem costuma planejar as viagens com antecedência, uma dica preciosa: este ano terão seis feriados prolongados, no Brasil. Essas datas são propícias para programar e conhecer um novo destino.

A principal vantagem de planejar a viagem com antecedência é poder aproveitar as tarifas promocionais de passagens aéreas e hospedagem que surgem ao longo dos meses. Dessa forma, é possível evitar o transtorno da alta procura nas semanas próximas aos feriados.

Feriados

O primeiro feriado prolongado é o do Carnaval, que este ano será nos dias 4 e 5 de março (segunda-feira e terça-feira, respectivamente). Para quem está em dúvida sobre o destino, a especialista de Marketing da MAP Linhas Aéreas, Luciana Marques, indica o município amazonense de Parintins, onde acontece o Carnailha. Além dos tradicionais desfiles de blocos, a festa tem o toque regional, com a realização do Carnaboi. Músicos dos bois Garantido e Caprichoso se apresentam cantando toadas e animando o público.

Outro feriado interessante para viajar é a Sexta-feira Santa, no dia 19 de abril. Juntando com o final de semana, são três dias de descanso. Segundo Luciana, por serem poucos dias, o melhor é escolher um destino próximo, que não exija uma viagem muito longa. Ela recomenda o município de Coari. A cidade oferece diversas opções de lazer, principalmente, para quem gosta de banho de rio. Uma delas é a praia da Freguesia, que fica localizada a uma hora de barco do município e 20 minutos de lancha. O local é bastante frequentado por grupos que montam acampamento para passar a noite e fazer luau.

Em 1º de maio, tem o feriado do Dia do Trabalhador, que cai em uma quarta-feira. Por ser meio de semana, é um pouco mais complicado emendar com o final de semana, mas, para quem tem horas extras acumuladas, pode ser um bom momento de usá-las.

No mês de junho tem o feriado de Corpus Christ, no dia 20. A data será em uma quinta-feira. Quem tiver folga extra, poderá emendar com o final de semana.

De acordo com Luciana, uma dica de destino bacana nos dois feriados é Barcelos, onde está localizada a Cachoeira do Aracá, a maior do Brasil, com 353 metros. A cachoeira fica na Serra do Acará, na bacia do Rio Negro, a 200 quilômetros da sede da cidade. E está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Acará, que tem 1.818.700 hectares.

Para quem mora em Manaus o mês de setembro é excelente, porque tem dois feriados próximos, Elevação do Amazonas à Categoria de Província (05) e Independência do Brasil (07). Esse feriado pode ser aproveitado no município de Lábrea. Nesse período, na cidade, acontece a Festa do Sol. O evento, que é um dos mais tradicionais do chamado verão amazônico, tem shows musicais, atividades esportivas e concurso para a escolha da Garota e Garoto do Sol.

Em novembro, o feriado de Proclamação da República (15) será em uma sexta-feira. Para quem planeja viajar, Luciana indica São Gabriel da Cachoeira. A cidade é o local de partida para quem deseja chegar ao ponto mais alto do Brasil: o Pico da Neblina, com 2.992 metros de altura. O Parque Nacional do Pico da Neblina encontra-se sobreposto à reserva dos Yanomami, sendo necessário obter uma permissão dos indígenas para entrar. Na cidade, é possível obter informações sobre como fazer essa excursão.

Outra sugestão é conhecer a reserva biológica do Morro dos Seis Lagos. Localizado a 70 km ao norte da sede do município, o local chama a atenção por abrigar lagos que possuem, cada um, uma coloração diferente. Esse fenômeno é resultante da grande quantidade de minérios que existe no subsolo.