Política

Parceria entre Câmara e Ufam vai resgatar história da Casa Legislativa

O objetivo é recuperar todas as leis, imagens e requerimentos que foram guardados para digitalizá-los e colocá-los a disposição da população.
Redação
Postado por Redação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai unir esforços com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no resgate da história da CMM com a criação do arquivo central digital do Poder Legislativo. O objetivo é recuperar todas as leis, imagens e requerimentos que foram guardados para digitalizá-los e colocá-los a disposição da população.

“Será um trabalho árduo de um ano e meio, mas tenho certeza que até o final desse biênio vamos deixar a Câmara com sua história e documentos totalmente resgatados digitalizados para a cidade de Manaus”, disse o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), após visita aos setores responsáveis pelos arquivos do Poder Legislativo, acompanhado dos vereadores Joelson Silva (PSC) e Felipe Souza (PTN).

Barreto garantiu ainda, que, esta semana vai reunir com o reitor da Ufam, Sylvio Puga, para acertar os detalhes da parceria. “Em princípio será realizado um trabalho de levantamento manual e depois digital de todos os arquivos para serem inseridos em um novo arquivo central da Câmara”, completou o presidente.

O trabalho contará com apoio dos servidores da Casa e arquivologistas da Ufam, que juntos, vão identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.

Além dos documentos, a Diretoria de Comunicação da CMM também iniciou o processo de digitalização do registro de vídeo das sessões plenárias da Câmara das décadas de 1990 e 2.000. Todo o material se encontra em fitas e estão sendo arquivados em DVD.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário