Peças típicas de 10 países estarão em exposição na Feira Volta ao Mundo, no Amazonas Shopping

A Feira funcionará até o dia 13 de março, na Praça Central do shopping, de 10h às 22h.

A partir desta sexta-feira (23), o Amazonas Shopping recebe a Feira Volta ao Mundo, com exposição de artesanatos originais e tradicionais de 10 países – Índia, Turquia, Indonésia, Paquistão, Egito, Líbano, Rússia, Ucrânia, Bolívia e Brasil. A Feira funcionará até o dia 13 de março, na Praça Central do shopping, de 10h às 22h.

A Feira Volta ao Mundo é considerado o mais importante evento do setor de artesanatos internacionais. A exposição é itinerante e, nesse período, além de Manaus, estará acontecendo no Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão.

Segundo Carmen Fernandes, organizadora do evento, o ponto forte da Feira é a apurada seleção dos produtos expostos, que são em sua totalidade trazidos por comunidades de artesãos ou representantes nativos de seus países de origem. Carmen diz que as peças são produzidas com matérias-primas como madeira, cerâmica, tecido e metal e servem às mais diferentes utilidades, como decoração, vestuário e mobiliário.

Carmen ressalta que a feira cumpre um papel importante, ao possibilitar um intercâmbio cultural entre os povos. Entre os produtos em exposição, estão mais de 50 modelos diferentes de pratos, travessas e tigelas feitos em vidro, cujas bases jateadas (decoração feita a partir de jatos de areia que incidem em moldes vazados, formando figuras em vidros ou pedras) realçam o trabalho de pintura manual feito no interior da peça.

Do Paquistão, terão peças artesanais tradicionais feitas em madeira rosewood. Dentre elas, uma tábua de servir pizza que transforma-se facilmente, de forma engenhosa, em fruteira ou centro de mesa. Também estarão à venda no evento ânforas e vasos feitos com uma liga metálica de estanho e cobre, inteiramente marchetados e pintados à mão.

Da região de Cusco e Machu Pichu, no Peru, estarão em exposição bonecas típicas, feitas com tecido e lã, e os espelhos em forma de sol, além de outros artesanatos do país.

Com informações da assessoria