Pneu M+S

Tá rolando um vídeo na internet dizendo que pneus com a marcação M+S são pneus de Inverno.

Vamos lá: A sigla M+S vem de mud + snow (que traduzindo significa “lama + neve”).

Mas isso não quer dizer que seja um pneu de inverno. A sigla é na verdade obrigação legal para que um pneu possa ser exportado/vendido na América do Norte e Europa. Essa sigla faz parte de um escopo técnico complexo presente numa espécie de manual das associações de fabricantes de pneus. Exige que a banda de rodagem tenha certas dimensões e estilos de sulco.

Na prática, o M+S significa que esse pneu possui condições mínimas aceitáveis de locomoção em situações de lama ou neve. No Brasil não é nada comum que haja neve, mas nos países onde há, de um dia pro outro o tempo vira e você pode ter que dirigir na neve com seus pneus de verão (nem que seja apenas pra chegar a uma loja de pneus e trocar seu conjunto por um pneu de neve mesmo).

Pneus com marcação M+S não são pneus de inverno, portanto, assim como também não são pneus de lama!

Pneus de inverno tem o famoso símbolo do cristal de gelo, e tem desenho completamente diferente dos desenhos de pneus que conhecemos no Brasil.

Existem 3 tipos de pneus, em se tratando de adequação climática: pneus de verão, pneus all season (todas as estações) e pneus de inverno. No Brasil, a maioria absoluta dos pneus à venda são pneus de verão, enquanto há uma parcela pequena de pneus All Season (por exemplo, o Pirelli Scorpion Verde All Season, que é inclusive fabricado no Brasil e é original de vários carros, como o Jeep Renegade), e nenhum pneu de inverno.

O único contato dos brasileiros com pneus de inverno ocorreram na época em que se importava pneus usados dos EUA e Europa para o Brasil, onde pessoas pegavam pneus no lixo lá para revendê-los aqui. Jamais se teve qualquer notícia de importação de pneus de inverno para o Brasil, até porque isso não faria sentido algum (pois custam mais caro).

Os pneus do vídeo são pneus All Season, e vieram para o Brasil como equipamento original do Ford Fusion. O modelo do vídeo (MXM4) são famosos justamente por esse tipo de problema (que se chama picoteamento da escultura de rodagem).

A Michelin alegou, na época, que a Ford não deveria ter importado veículos dos EUA com esse tipo de pneu. A gente entende que a Michelin tem toda a razão.

Mas qual é, então, o problema desse pneu? Por que ele apresenta esses arrancamentos?

Trata-se, na verdade, de um pneu do tipo Touring. O picoteamento deriva deste detalhe, e não do fato do pneu ser All Season, e muito menos de ele ter a marcação M+S.

Pneus Touring são pneus desenvolvidos para entregar as seguintes características: conforto, baixo ruído e alta quilometragem. O perfil de cliente é: viajante em longas distâncias, em estradas planas e bem conservadas (situação que quase não existe no Brasil). Esses pneus tem um desenho bem característico (bem conservador, quase sempre simétricos, índices de velocidade e carga mais baixos que o padrão da medida e treadwear geralmente mais alto).

No site da Michelin dos EUA você pode conferir tudo isso. Detalhe: lá eles oferecem nada menos que 80 mil quilômetros de garantia nesse pneu! (50 mil milhas).

Michelinman.com

Pneus touring são raros no Brasil. Esse tipo de pneu não funciona por aqui. Nem a Michelin nem ninguém traz esse tipo de pneu pra cá. Ele também custa mais caro que um pneu normal, e só funciona bem em condições de rodagem específicas (especialmente qualidade das vias).

Fonte: Rodas de Liga Leve