Polícia Civil prende em Manaus dupla envolvida em roubo a agência bancária em Novo Airão

(Foto: Erlon Rodrigues/PCAM)

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), falou na manhã desta segunda-feira (8/1), sobre as prisões, em flagrante, de Ezequiel Rodrigues Moraes, 40, conhecido como “Djan”, e Romadson Dácio Soares, 21, por roubo majorado tentado, no momento em que eles pretendiam roubar uma lan house situada na rua Delfim de Souza, bairro Raiz, zona sul, quando foram abordados pela equipe do DRCO.

Conforme a autoridade policial, “Djan” seria o mentor de roubo ocorrido no dia 30 de novembro de 2016, a uma agência bancária localizada no município de Novo Airão, distante 115 quilômetros em linha reta da capital. Romadson também tem participação no delito, segundo o diretor do DRCO. Durante coletiva de imprensa realizada, Guilherme Torres explicou que a dupla foi presa na tarde da última sexta-feira (5/1), por volta das 15h.

“Fomos informados sobre a possibilidade de a dupla cometer um novo roubo e montamos campana nas proximidades do local onde os infratores poderiam estar, perto da lan house. No momento em que avistamos os infratores, efetuamos a abordagem. Com eles apreendemos um simulacro de arma de fogo e uma faca pequena”, declarou Torres.

Preventiva – Na base do DRCO os policiais civis cumpriram mandado de prisão preventiva em nome de Ezequiel, por envolvimento no roubo à agência bancária de Novo Airão. A ordem judicial foi expedida no dia 30 de novembro de 2016, pelo juiz Celso Souza de Paula, da Comarca de Novo Airão.  Torres informou que um dos integrantes da organização criminosa que praticou o roubo, Wendel da Conceição Freitas, o “Popó”, foi preso no dia 14 de setembro de 2017, pelas equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

“A organização criminosa é composta por sete homens. Esse grupo está envolvido no roubo da agência, ocorrido por volta das 7h30 do dia 30 de novembro de 2016. Na ocasião, o bando saiu de Manaus com destino àquele município. Em Novo Airão eles roubaram um veículo da montadora Chevrolet, modelo S10, e foram até o banco. Eles estavam fortemente armados e entraram no local horas antes do expediente iniciar e mantiveram funcionários e clientes do autoatendimento reféns”, explicou o delegado.

Troca de tiros – Torres relatou que na ocasião do delito, as Polícias Civil e Militar que atuam em Novo Airão foram acionadas e dirigiram-se ao local do fato. No confronto houve troca de tiros entre os policiais e os transgressores e um soldado da Polícia Militar acabou atingido com um disparo no pé e dois infratores foram alvejados. Ao empreender fuga do lugar, o bando não conseguiu levar nenhuma quantia em dinheiro da agência, apenas pertences pessoais das vítimas. O delito foi investigado pelas equipes do DRCO, em parceria com policias civis da 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Novo Airão.

Ezequiel e Romadson foram autuados em flagrante por roubo majorado tentado e indiciados por roubo majorado. O procedimento será encaminhado à 77ª DIP e os infratores serão levados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Torres destacou que as investigações em torno do caso irão continuar, com o intuito de identificar e prender outros integrantes da organização criminosa envolvidos no roubo à agência bancária de Novo Airão.