Polícia Federal realiza ação contra tráfico internacional de drogas

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a segunda fase de uma operação contra o tráfico internacional de drogas. Foram expedidos 12 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em 6 estados brasileiros; e também na Espanha e na Tailândia. Nesses dois países teve o auxílio da Interpol, a Polícia Internacional.

A chamada Operação Olossá teve a primeira fase em março e tem o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa com sede na Bahia e ramificações por outros estados. Ela é especializada no tráfico de drogas por aeroportos, com destino, principalmente, para a Europa e a Ásia.

Segundo a Polícia Federal, o grupo transportava as drogas usando “mulas”, que é nome dado às pessoas que fazem o serviço de levar o entorpecente escondido em bagagens.

A investigação teve início em 2019 a partir de denúncias feitas à Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Foi identificada uma barraca de praia no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, onde era realizado o aliciamento das “mulas”.

Durante a investigação, 10 pessoas foram presas em flagrante tentando embarcar para o exterior com cocaína nos aeroportos da Bahia, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraná.

Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

As informações são do EBC