Cidades Destaques

Ponta Negra será iluminada para abertura do ‘Novembro Azul’

Começa nesta sexta-feira (15), a Feira de Natal dos Artesãos cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), por meio do Departamento de Economia Solidária- foto: Mário Oliveira/Semcom
Redação
Postado por Redação

Para marcar o início das atividades de conscientização no mês dedicado à saúde do homem, com palestras educativas, realização de exames específicos ao público masculino e demais ações de sensibilização quanto à importância da prevenção, o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, será iluminado na noite desta quarta-feira (1°).

A abertura oficial do movimento “Novembro Azul” ocorrerá às 18h, em frente ao Anfiteatro, e deve reunir mais de duas mil pessoas. Neste ano, a campanha em Manaus terá como padrinho o prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Todos sabem que há pouco tempo retirei um câncer na próstata e fiz questão de tornar isso público para que sirva de alerta. Esse é o objetivo desse movimento, quebrar preconceitos e fazer com que os homens sejam mais prevenidos com a sua saúde”, aconselhou o prefeito.

Organizado pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade parceira da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), as ações durante todo mês de novembro na capital terão o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Todos contra o câncer

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, no dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha busca sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção às doenças masculinas e, em especial, ao câncer de próstata, o tipo de maior incidência entre a categoria no Amazonas.

De acordo com o presidente da Lacc, mastologista Jesus Pinheiro, o envolvimento das autoridades e entidades de apoio à causa câncer é essencial para que se amplie a divulgação acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que tem previsão de 520 casos para este ano no Estado, com cerca de 28 diagnósticos para cada 100 mil homens.

Conforme a enfermeira Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica no Amazonas, um cronograma com palestras e divulgação na mídia local, também está sendo criado, de modo a levar à maior quantidade de pessoas, as orientações pertinentes sobre a doença.

Masculinidades e Saúde do Homem

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) e de outras áreas técnicas, durante o mês de novembro irá abordar a saúde integral do homem em todas as suas especificidades, e não somente focada no câncer de próstata.

Este ano o tema a ser trabalhado pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem é “Masculinidades e Saúde do Homem”, com a promoção da saúde masculina e promovendo ações que estimulem a presença dos homens nos serviços de saúde, permitindo que o mesmo sejam protagonistas das ações direcionadas a eles.

Serão ofertadas consultas, ações de orientação educativa sobre as doenças prevalentes dessa população como: hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, prevenção a violência e acidentes, entre outros. Além de encaminhamentos para avaliação bucal, situação vacinal e nutricional e realização de teste rápido para sorologias.

A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza os 45 anos como a idade inicial para o rastreio do câncer de próstata. O Ministério da Saúde, preconiza aos 50 anos.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário