Por que os aviões quase sempre são pintados de branco?

Quando você anda ao longo de um terminal do aeroporto até embarcar no seu avião, é normalmente fácil identificar quais aeroneves pertencem a quais empresas – graças ao branding.

Mas você já se perguntou por que os aviões comerciais são quase sempre brancos? Acontece que há uma série de razões para isto.

Em primeiro lugar, o branco é a cor mais fácil para identificar rachaduras, derramamentos de óleo e quaisquer outras anormalidades estruturais no avião – e garantir que estes pequenos problemas sejam solucionados antes que se tornem um problema maior.

Outro fator é que o branco é um grande refletor de luz e calor. Manter um enorme tubo de metal frio já é uma tarefa difícil, sem atrair ainda mais luz do sol.

O branco é também uma das cores mais fáceis de detectar no céu, se houver um acidente ou turbulência, ele estará visível.

E pintar um avião é complicado – tanto em termos de custo quanto de esforço. Pintar um avião branco é muito mais rentável. Pode levar entre dois dias e duas semanas para pintar todo o avião, dependendo do seu orçamento. Além disso, aeronaves pintadas com outras cores são mais difíceis de serem vendidas para outras empresas.

Fonte: misteriosdomundo