Prefeito de Manaus abre a 10ª edição da Semana do Orçamento Público

Foto: Mário Oliveira/Semcom
Avatar
Postado por Narel Desiree

Com o tema “Investimento Público e Equilíbrio Fiscal”, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, abriu a 10ª edição da Semana de Estudos sobre Orçamento Público nesta terça-feira (6), no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, Compensa, zona Oeste.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O objetivo é promover a aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento do município.

Segundo o secretário da Semef, Lourival Praia, os temas estabelecidos para essa edição da Semana do Orçamento Público destacam todos os processos que levaram a Prefeitura de Manaus a ser a mais equilibrada na área fiscal e com um regime de Previdência exemplar.

Programação

Entre os destaques do primeiro dia está a participação do superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, abrindo o ciclo de palestras da Semana, com o tema “Zona Franca de Manaus: sua relevância estratégica para o desenvolvimento regional”.

A programação segue na quarta-feira (7), com a palestra do consultor de Gestão e Resultados, Matheus Teixeira, que falará sobre o tema “Indicadores de Gestão Pública”. O encerramento, previsto para a quinta-feira, 8, será com o gerente de Informação e Custos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Éder Vogado, e abordará o tema “Sistema de Custos no Setor Público – Vantagens e Consequências da Implantação”.

A diretora da Espi, Stela Cyrino, enfatizou a importância das palestras que abordam temas ligados ao orçamento público e, principalmente, sobre a situação atual da Prefeitura de Manaus. “Os temas das palestras são sobre investimento público e equilíbrio fiscal. Foram temas escolhidos em acordo com o momento atual da Prefeitura de Manaus, que se firma como uma das mais sólidas e equilibradas institucionalmente do país”, salientou.

Podem participar das palestras estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, direito, servidores públicos e sociedade em geral. Ainda restam vagas para as palestras dos dias 7 e 8 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Espi (http://portalespi.manaus.am.gov.br).

A Semana de Estudo sobre Orçamento Público é promovida pela Prefeitura de Manaus desde 2010 e atende à Lei Municipal nº 1.341 de 2009, que instituiu a Semana do Orçamento Público e, desde então, passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade na elaboração do orçamento municipal.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário