Prefeitura beneficia instituições com repasses de Termo de Fomento e Doação

Foto: Márcio James/Semcom

A Prefeitura de Manaus tem fortalecido as Organizações da Sociedade Civil (OSC), que trabalham com a população em vulnerabilidade social e econômica na cidade de Manaus. Durante a manhã desta terça-feira (10), a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, visitou duas instituições contempladas com recursos públicos.

A primeira visita foi ao Centro Social São Benedito, no bairro de Petrópolis, zona Sul. A instituição foi beneficiada com o repasse de R$ 80 mil, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Conforme explicou Conceição Sampaio, o Poder Público, por intermédio da Semasc, gere alguns fundos municipais, entre eles o da criança e do adolescente. A pessoa física ou jurídica faz doações para que as instituições recebam o recurso que está sendo aplicado em benefício a população.

“A gestão do prefeito Arthur Neto, tem feito um verdadeiro resgate nesses últimos oito anos em relação às instituições. O terceiro setor nesta gestão tem sido reconhecido e fortalecido e as OSCs acabam fazendo com que os serviços cheguem à população em vulnerabilidade”, destacou Sampaio.

O Centro Social São Benedito potencializa os serviços oferecidos de atividades socioeducativas para crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, garantindo a participação de todos.

“A instituição desenvolve trabalho pela manhã com o público infantojuvenil, de 7 a 17 anos, com cursos de informática, balé, teatro, além da oferta as mães de cursos de capacitação de renda (corte e costura, bordado, design de moda e artesanatos)”, explicou a coordenadora do Centro Social, Maria Eliete Ferreira.

Lar das Marias

 A segunda instituição que recebeu a visita da equipe da Prefeitura de Manaus foi o Lar das Marias, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste. O repasse feito ao espaço que acolhe mulheres em tratamento contra câncer.

O Termo de Fomento foi repassado ao Lar das Marias para aquisição de 30 ares-condicionados, além de mobílias e armários de escritório. A autoria da emenda parlamentar 025/2018 é do vereador Isaac Tayah, no valor de R$ 50 mil.

De acordo com a presidente do Lar das Marias, Adelaide Machado Portela, o espaço foi recentemente mobiliado e pode atender até 40 pessoas que são acompanhadas por equipe multidisciplinar, além de servir seis refeições diariamente às acolhidas.

“Só temos a agradecer a esse repasse e a certeza que o recurso foi bem empregado para utilização em prol das mulheres em tratamento contra o câncer que agora terão mais conforto no acolhimento”, afirmou Adelaide.

(*) Com informações da Semasc