Prefeitura e Sebrae firmam acordo para beneficiar educadores com capacitações on-line

Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irá beneficiar professores, pedagogos, assessores pedagógicos, gestores e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com 20 ações on-line, entre lives, cursos e oficinas, por meio da plataforma EAD e recursos de comunicação virtual.

O objetivo da parceria é alinhar o currículo às temáticas relacionadas às tendências educacionais no sentido de garantir a formação integral dos alunos, bem como, promover aos envolvidos experiências inovadoras para o processo de ensino/aprendizagem. Além disso, a parceria visa a formação dos estudantes desenvolvendo competências e habilidades adequadas às transformações sociais e também à valorização dos educadores, alinhada ao eixo estruturante do Sebrae, que é promover a educação e a cultura empreendedora.

A parceria surgiu de um acordo de cooperação técnica entre Semed e Sebrae, que celebram a iniciativa de Formação Continuada alinhada à Educação Empreendedora, constituído pelo Grupo de Trabalho (GT) da secretaria, com representantes da Gerência de Formação Continuada (GFC) da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA), entre outros setores da Semed.

A gerente do GFC da Semed, Rosane Xavier de Freitas, destacou a importância da parceria com o Sebrae para oportunizar várias ações que beneficiarão os alunos nas escolas. “A parceria beneficiará 2 mil professores com a oferta de formação continuada em temáticas desenvolvidas a partir dos eixos que serão trabalhados. Além disso, alcançará ainda 4 mil alunos com a distribuição gratuita de materiais impressos com orientações e conhecimento sobre Educação Empreendedora. Uma iniciativa que responde ao compromisso da Semed com a formação continuada dos professores e a qualidade da aprendizagem dos alunos da rede pública de Manaus”, afirmou.

Segundo a analista técnica do Sebrae, Gisele Sarmento Pinto, o acordo surgiu da necessidade de fortalecer os trabalhos em educação empreendedora nesse momento de pandemia. “A importância da parceria é imensa ao contribuir para a formação continuada de todo o corpo docente e discente da comunidade educativa da nossa cidade. É gratificante porque entendemos que a educação é a única via para termos um país cada vez melhor e mais empreendedor”, destacou.

Temas

Os eixos que serão abordados durante as ações on-line da parceria vão obedeceros seguintes temas: mediação e intervenção na perspectiva da educação socioemocional; aprendizagem mediadas por tecnologia; empreendedorismo na perspectiva do contexto de pandemia: aprendizagens, desafios e possibilidades para professores e alunos. Os cursos, oficinas e palestras serão na modalidade on-line, assim como todos os materiais eletrônicos, plataforma digital, fichas de inscrições e avaliações necessárias para a realização dos mesmos.

O primeiro curso foi realizado na última terça-feira, 15/9, com tema “Gestão de processos e pessoas em contexto de adversidade”, com a mestra Maria Angélica D. Moya, contratada pelo Sebrae. As inscrições dos educadores para as atividades são feitas diretamente no site do Sebrae.

Com informações da assessoria