Manaus

Prefeitura inicia instalação de câmeras de vigilância por toda Manaus

foto: Altemar Alcântara/Semcom

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, foi preparado para receber as câmeras de monitoramento de Manaus, trabalhando de forma conjunta com as mais diversas secretarias do município. Atualmente, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Defesa Civil e Casa Militar têm utilizado a estrutura para acompanhar de perto as ocorrências da cidade, antecipando eventos e agilizando as respostas do Executivo, nos mais diversos serviços.

“Uma cidade mais monitorada nos permite buscar soluções mais rápidas aos problemas que podem ser apresentados na Defesa Civil, Trânsito ou Transporte. São respostas rápidas de que a prefeitura precisa, e essas câmeras são exatamente para isso”, afirmou o prefeito, ao assegurar que, até o final de abril, as primeiras 41 câmeras já estarão em pleno funcionamento.

A escolha dos locais de instalação para acompanhamento das imagens foi feita pelo grupo de Cooperação e Trabalho, composto pela Subsecretaria de Tecnologia, IMMU e Casa Militar, que atuam no monitoramento da cidade. Segundo o superintendente do CCC, Sandro Diz, a tecnologia utilizada é uma das melhores do país, permitindo, inclusive, o reconhecimento facial e de placas.

“Essas câmeras vão auxiliar, por enquanto, as secretarias que já estão no CCC, através do monitoramento, a tecnologia do reconhecimento facial, na questão de encostas, fluxo de carros e transporte, melhorando a cidade de Manaus, levando para a população uma maior qualidade de vida, que é a tônica que o prefeito David Almeida nos deu como missão. Vale lembrar que, até o final do ano, devemos chegar a 180 câmeras de monitoramento”, garantiu Diz.

Com a aproximação dos 100 primeiros dias de gestão, o CCC se destaca ao colocar Manaus entre as capitais que mais avançam em tecnologia e inovação, com ferramentas que antecipam crises, inclusive na infraestrutura da cidade, resolvendo a demanda antes mesmo de ela se tornar uma ocorrência.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário