Foto: Arlesson Sicsú

A Prefeitura de Manaus abre a programação de oficinas de Educação Ambiental, na próxima terça-feira, (18), oferecendo aos moradores do Monte das Oliveiras, zona Norte, a oportunidade de se familiarizar com as técnicas de reaproveitamento de resíduos sólidos. Este ano, além das aulas realizadas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Shopping São José, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estará também levando atividades para as comunidades de diferentes zonas da cidade.

Para participar dessa primeira oficina, os interessados devem ir à sede do Movimento Amigos da Zona Norte (Mazon), que fica na avenida Tenente Roxana Bonessi, 1.631, no Monte das Oliveiras. Serão disponibilizadas, ao todo, 40 vagas. As aulas vão até a sexta-feira, (21), das 8h às 11h, na própria sede da entidade, que foi a responsável pela capacitação.

O objetivo é repassar técnicas de decoração de garrafas de vidro, de tamanhos e formatos variados, estimulando a coleta desse tipo de material e evitando o descarte nas ruas e igarapés. Este ano, deverão ser realizadas oficinas de reaproveitamento de materiais como potes de plásticos, garrafas pet, embalagens tetrapack, papelão, entre outros. As aulas serão ministradas pela técnica em Educação Ambiental da Semmas, Francisca Godinho.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a mensagem do incentivo ao reaproveitamento é um dos focos do trabalho de Educação Ambiental da Semmas, presente às campanhas, palestras, exposições, entre outras atividades realizadas. Em 2019, 41.027 pessoas foram sensibilizadas. “Uma garrafa de vidro pode levar até 4 mil anos para se decompor na natureza, assim como outros tipos de materiais, a exemplo de pneus (600 anos) e garrafas pet (400 anos), que podem ser reaproveitados”, observou Araújo, lembrando que associações comunitárias interessadas em realizar oficinas nos bairros podem encaminhar ofício à Semmas fazendo a solicitação.

*Com informações da assessoria