Prefeitura lança projeto ‘Mapa de Manaus’ para modernizar serviços públicos na capital

Foto: Alex Pazuello/Semcom
Avatar
Postado por Narel Desiree

Buscando o crescimento ordenado do município, o prefeito Arthur Virgílio Neto lançou nesta quarta-feira (7), o projeto Mapa de Manaus, que vai identificar toda a cidade por meio de um levantamento minucioso de imagens e informações. Com essa integração de dados, as ações e os serviços prestados pela Prefeitura de Manaus passam a contar com maior eficiência no desenvolvimento de projetos e, consequentemente, resultando em melhores resultados à população.

O Mapa de Manaus será realizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) em três etapas: levantamento aerofotogramétrico, mapeamento móvel e atualização cadastral em campo. A primeira fase consiste no registro de imagens em alta resolução, de uma área total de 520 quilômetros quadrados, a partir de um avião devidamente equipado com uma câmera especial. Isso permitirá medições e cálculos eficientes que contribuirão para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo e meio ambiente.

Em seguida, um veículo percorrerá todas as ruas da cidade realizando um levantamento fotográfico de alta qualidade, que ajudará a Prefeitura de Manaus na localização eficaz de imóveis e equipamentos urbanos. A tecnologia do mapeamento móvel terrestre vai gerar um mapa com imagens em 360º.

Por fim, cadastradores identificados com colete, boné e crachá com seus dados visíveis, passarão de casa em casa, para fazer a atualização cadastral dos proprietários e seus imóveis em cada localidade. Os dados coletados serão disponibilizados por meio de um sistema único para a sociedade e gestores municipais.

“O projeto Mapa de Manaus faz parte do programa Cidade Inteligente, lançado pelo prefeito Arthur Neto. É um projeto de 18 meses que vamos buscar entregar para Manaus até outubro do ano que vem e que vai beneficiar toda a cidade, todas as áreas de planejamento da prefeitura, áreas finalísticas de educação, saúde e obras. Serão informações georreferenciadas que nós vamos disponibilizar e também devemos fazer termos de parcerias para trocar informações com universidades, institutos de pesquisas, tanto do governo federal, quanto estadual”, informou o secretário da Semef, Lourival Praia.

Um trabalho que terá um grande reforço com o Mapa de Manaus é o de planejamento urbano, uma vez que toda a cidade terá uma marcação mais precisa para a realização de projetos nessa área.

As informações serão essenciais para celeridade e melhor serviço oferecido aos cidadãos, além de estimular o progresso da cidade nos aspectos estruturais, de saúde, transporte, entre outros.

Já nas áreas de risco, o Mapa de Manaus será primordial para que as equipes da Defesa Civil se planejem e verifiquem as mudanças que já foram feitas nesses locais vulneráveis pelas erosões e declividades no perímetro urbano da cidade.

Mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pela Central do Manaus Atende no número 156, pelo Whatsapp (92) 9408-0156 ou no site www.mapademanaus.com.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário