Prefeitura orienta trânsito no primeiro dia de implantação do binário no Vieiralves

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (18), primeiro dia de orientação sobre o sistema binário em 12 ruas do conjunto Vieiralves, agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus, posicionados entre as ruas Pará e João Valério, informaram sobre as novas regras de circulação no bairro Nossa Senhora das Graças.  A presença dos agentes vai se estender por 15 dias e já recebe apoio de moradores, comerciantes e condutores que utilizam as vias de um dos trechos mais movimentados da Zona Centro Sul.

O sistema binário foi implantado no conjunto Vieiralves por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto com o objetivo de ordenar o tráfego, organizar áreas de estacionamento e, sobretudo, garantir segurança viária para condutores e pedestres no perímetro entre as avenidas Maceió e Djalma Batista. A medida, caracterizada por mão única de circulação em vias paralelas, também está sendo estudada para implantação em outras áreas da cidade pela equipe técnica do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“Gostei de ver a nova sinalização e a organização das ruas. Moro no Vieiralves há 33 anos e, agora sim, percebo a mudança para melhor”, falou o morador Nahime Fraxe, ao circular na rua Rio Itananna.

O motoboy Fabrício Libório também não escondeu a satisfação e acredita que agora vai conduzir com mais segurança no bairro. “Estou amando”, resumiu.

Para o chefe de divisão de fiscalização do IMMU da zona Centro Sul, Hudson Wadick, a presença dos agentes de trânsito está garantindo as informações e a tranquilidade para quem circula no bairro. “Estamos direcionando os condutores aos itinerários sinalizados. A meta da Prefeitura de Manaus é estender o período de orientação por duas semanas para que as pessoas se acostumem com as novas regras”, informou.

Binário

O sistema binário está valendo na maioria das vias sinalizadas com placas e setas pintadas no pavimento. Outras ruas e avenidas do bairro permanecem com a circulação vigente e estão com sinalização reforçada. Segundo o ordenamento planejado, a circulação das ruas deverá obedecer ao seguinte sentido, no bairro Vieiralves:

– Rua Rio Pauini: rua Pará > rua João Valério

– Rua Rio Jamary: rua João Valério > rua Pará

– Rua Rio Tarauacá: rua Pará > rua João Valério

– Rua Nova Palma (travessa Rio Negro): rua João Valério > rua Pará

– Rua Rio Itananna: rua Pará > rua João Valério

– Rua Nova Prata (rua Rio Juruá): rua João Valério > rua Pará

– Rua Rio Mar: Sentido duplo

– Rua Rio Madeira: rua Pará > rua João Valério

– Rua Rio Purus: rua João Valério > rua Pará

– Rua Rio Jutaí: rua Pará > rua João Valério

– Rua Rio Içá: Sentido duplo (sem saída para a rua Pará)

– Rua Rio Javari: rua João Valério > rua Pará

(*) Com informações da assessoria