Manaus

Prefeitura promove capacitação profissional às mulheres vítimas de violência

Foto: Divulgação / Semasc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta sexta-feira (14), uma oficina de capacitação profissional para atender e encaminhar 15 mulheres vítimas de violência doméstica, ao mercado de trabalho. As participantes são atendidas no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), unidade coordenada pela Semasc.

“Todas elas já são acompanhadas pelo CRDM, e estão fora do mercado de trabalho. Muitas já conseguiram sair do local onde sofriam violência e agora estão buscando sua autonomia. Elas foram inseridas no cadastro do Sine e também vamos encaminhá-las para outros cursos”, afirmou a coordenadora do centro de referência, Eliane Domingues.

A palestra “A importância da imagem pessoal e o mercado de trabalho” mostrou a realidade relacionada às informações que devem constar no currículo, também sobre como se vestir adequadamente quanto à questão profissional, e como se comportar diante de uma entrevista de emprego.

“Além de falar sobre comportamento, falamos também sobre autoconhecimento. A mulher se apresentando na sua melhor versão, torna muito mais fácil a conquista por uma vaga de emprego. Devemos sempre mostrar a nossa melhor imagem”, declarou a palestrante Ana Paula Patrocínio.

Somente neste ano, foram mais de 40 mulheres encaminhadas pelo CRDM a entrevistas de emprego. Para N.S., 34 anos, a iniciativa é importante para ajudar mulheres a conquistar uma vaga no mundo do trabalho.

“Minhas expectativas agora são bem melhores. Eu já sou acompanhada pela Semasc há alguns anos e para mim essa é a oportunidade de poder voltar ao mercado de trabalho. Só tenho a agradecer a oportunidade. Até quando a gente pensa em desistir, as meninas que me acompanham, me incentivam a seguir em frente”, concluiu.